Escolas Estaduais de São Francisco do Guaporé iniciam ano letivo
(Da Redação) A CRE de São Francisco também está oferecendo ensino seriado para jovens e adultos. Já há oito turmas formadas que cursarão o Ensino Médio em três semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcilene Carvalho Ricardo.
Segundo a coordenadora Regional de Educação, Maria Roos de Castro, a Seduc está empenhada em conseguir a construção do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). ?Na verdade, na região do Vale do Guaporé, estamos buscando recursos para construir as unidades do Ceeja em São Francisco, Seringueiras e São Miguel?, explicou a coordenadora.
Nos últimos três anos, o Governo do Estado implementou reformas e melhorias em todas as escolas do Vale do Guaporé. Foram construídos um bloco de salas em cada uma das escolas - pólos da zona rural, ampliando a capacidade de atendimento. Também foi feita a climatização das salas de aula com ar-condicionado, a instalação de câmeras, a pintura das escolas e melhorias na rede elétrica.
Na escola Marcilene Ricardo está sendo erguida uma quadra poliesportiva com previsão de entrega para o início de abril. O investimento em torno de R$ 600 mil é oriundo de uma parceria dos governos Federal e Estadual.
Com relação a uma política de valorização da escola e maior autonomia das unidades, além de instituir a eleição para diretores dos colégios, o Governo Estadual aumentou o repasse do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) de três reais para oito reais o valor mensal por aluno matriculado, recursos creditados trimestralmente.
Em São Francisco do Guaporé, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campos Salles, por exemplo, recebeu mais de R$ 100 mil em 2013. A professora Maria Roos ressalta que, ?dessa forma, as escolas têm efetivamente mais autonomia de gestão e execução de seus projetos pedagógicos?.
Os recursos podem ser aplicados na manutenção e conservação do prédio, mobiliário e equipamento das escolas; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação; avaliação e implementação de projetos pedagógicos; aquisição de material didático/pedagógico, taxa de água, luz, telefone e provedor de internet. Com informações de Luiz Augusto Rocha ? Assessoria.
...