Minibibliotecas da Embrapa são entregues pela primeira vez em Rondônia
(Da Redação/Assessoria) O Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Ariquemes e a Escola Família Agrícola (EFA) de Ji-Paraná foram beneficiadas pelo Projeto Minibibliotecas da Embrapa, com a doação de publicações impressas, CDs e DVDs sobre tecnologias de baixo custo e em linguagem didática. A entrega aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro no Ifro e na EFA, respectivamente, e foram as primeiras minibibliotecas entregues no estado.
O objetivo desta ação é estimular a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento por parte de jovens agricultores e comunidades rurais, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar das comunidades. ?Pra gente é importante poder ter este tipo de conhecimento, é o que a gente precisa aqui. Não quero perder minhas raízes, fui criado no campo e agora quero estudar mais para poder levar mais conhecimento e desenvolvimento para o meu trabalho no campo?, conta Gabriel Borges ao folhear os livros doados. Ele está no terceiro ano na EFA.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Samuel Oliveira, um dos papéis da Embrapa, além de gerar tecnologia e inovação, é ajudar na formação de multiplicadores, especialmente os jovens. ?Essa nova geração de rondonienses que se dedica ao estudo é nossa aposta para aumentar a competitividade na agricultura, aumentando a renda no meio rural e ajudando a fixar mais famílias no campo?, destaca.
O senhor Agnaldo Nascimento, pai de dois ex-estudantes da EFA, concorda que o conhecimento é o caminho para melhorar a vida no meio rural. "Somos uma família simples, do campo, e sempre reconhecemos o valor do estudo. Essas publicações serão valiosas pra esses meninos e pra gente também. Eu sempre incentivei meus filhos a estudarem e eles sempre quiseram permanecer no campo. Hoje eles conseguem melhorar muita coisa lá na roça, são eles que me ensinam muitas coisas?, diz o pai, orgulhoso dos filhos.
MINIBIBLIOTECAS - As minibibliotecas da Embrapa buscam, na distribuição de publicações escritas em linguagem simples e de fácil compreensão, uma forma de popularizar a ciência e democratizar o acesso às informações técnico-científicas. ?Para nós é de fundamental importância podermos ter essa parceria com a Embrapa e oferecer aos estudantes materiais de qualidade para estudo e pesquisa?, afirmou o diretor do Ifro em Ariquemes, Osvino Schmidt.Segundo o diretor da EFA, Pedro José dos Santos, os jovens que estão nas escolas de formação agrícola estão buscando o conhecimento e querem melhorar a vida no campo. ?Ter acesso às tecnologias e poder implementá-las, essa é a oportunidade que temos com esses jovens, e é preciso incentivar isso. É nosso futuro?, completa.
KIT - O kit de minibibliotecas contém 120 publicações impressas, dois exemplares de cada, 80 programas em vídeo do programa ?Dia de Campo na TV? e 160 programas de rádio ?Prosa Rural?. São materiais que abordam técnicas e simples e tecnologias que podem contribuir para melhorar a produtividade agrícola, com o bom uso dos recursos naturais e a adoção de boas práticas agropecuárias.
PROJETO - O Projeto teve início em 2003 pela Embrapa, por meio de sua Unidade de Serviços Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), criado inicialmente como Minibibliotecas do Semi-Árido, uma iniciativa inédita para uma instituição cuja missão histórica é gerar conhecimentos em ciência e tecnologia. Esse projeto foi ampliado e atualmente existem mais de 2.500 minibibliotecas implantadas no Brasil, em 1.248 municípios, atendendo jovens estudantes de escolas de ensino fundamental e médio de áreas rurais, Escolas Família Agrícola e Casas Famílias Rurais, agricultores familiares, pescadores e comunidades quilombolas. Há também 12 minibibliotecas em funcionamento em Escolas Famílias Rurais de Moçambique, na África.
Os temas do acervo abordam preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros.
...