Correio Popular Notícia



POLÍTICA
Ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será licitada

Data da notícia: 28/02/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140228-131.jpg[/IMG] (Da Redação/Assessoria) O aeroporto José Coleto, de Ji-Paraná, será a primeiro da região Norte a ter seu projeto de reforma e ampliação licitado pelo sistema de pregão eletrônico do Banco do Brasil. A licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que incluirá outros 20 aeroportos brasileiros, será feita em março. A presidente Dilma Rousseff quer acelerar as obras nesta primeira metade do ano. O prazo médio esperado para a conclusão dos trabalhos será de nove meses.
O projeto de reforma e ampliação prevê um novo terminal de passageiros, reforma e construção de pista de pouso e decolagem, pátio de manobras, estacionamento, sinalização noturna e equipamentos modernos de controle de voo e segurança. O projeto foi concluído em janeiro pela Secretaria de Aviação Civil de Presidência da República (SAC/PR) e as obras serão feitas com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). O custo estimado é de R$ 14 milhões.
O senador Acir Gurgacz (PDT), que tem trabalhando pela reforma e ampliação do aeroporto José Coleto, disse que o projeto de Ji-Paraná foi colocado entre os prioritários para licitação por conta do apoio da SAC/PR e, principalmente do Banco do Brasil, órgão executor do Profaa, por articulação junto ao vice-presidente Osmar Dias. ?Estamos trabalhando há muito tempo na adequação do projeto e, graças a isso e ao apoio do vice-presidente do Banco do Brasil, ex-senador Osmar Dias, convencemos a presidenta Dilma em colocá-lo no primeiro lote do Profaa?, frisou Acir.
O senador agradeceu o apoio da bancada federal, dos vereadores de Ji-Paraná, do prefeito Jesualdo Pires, do vice-prefeito Marcito Pinto, do deputado federal Marcos Rogério, do governo do Estado, do DER-RO, da Fundação Ji-Cred/CDL, que faz a gestão do aeroporto, entre outros apoiadores.

SUBSÍDIOS ? O governo federal pretende estruturar neste ano uma malha de 270 aeroportos regionais, ao custo estimado de R$ 7,3 bilhões. As licitações para as obras dos demais 170 terminais devem ficar para o fim de 2014 ou início de 2015. Estão previstos subsídios para estimular novas rotas regionais e isenções de tarifas aeroportuárias com dinheiro do Fnac.

REDUÇÃO - O modelo de prospecção e relatórios prévios, elaborados por especialistas do governo antes dos anteprojetos finais, conseguiu obter redução substancial nos custos finais em alguns casos, apurou o Estado. Em alguns casos, os levantamentos sofreram atrasos por questões técnicas. Na Região Norte, o governo teve dificuldades para encomendar os estudos de viabilidade. A solução foi distribuir a incumbência entre as projetistas contratadas para as outras áreas. Com isso, o aeroporto de Ji-Paraná, que teve os estudos preliminares concluídos em janeiro, deve ser o primeiro a ser licitado na região.

Fonte:






Noticia vista 1836 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.