Correio Popular Notícia




Semusa realiza combate ao câncer em Ji-Paraná

Data da notícia: 13/03/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Com objetivo de combater o câncer de colo uterino, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará no período de 15 a 21 de março mais uma campanha preventiva. Durante este período, a meta da Semusa é realizar o exame preventivo (papanicolau) em pelo menos mil mulheres de Ji-Paraná.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140313-152.jpg[/IMG] De acordo com Scharley Cristino Almeida Pereira, diretor da Divisão de Programas Estratégicos da Semusa, em 2013 a secretaria realizou a coleta de 6.900 exames e destes 290 apresentaram alterações. ?O câncer tem vários estágios, não quer dizer que estes 290 que deram alteração sejam câncer. Por isso é tão importante que as mulheres realizem anualmente esta coleta para que o problema seja detectado ainda no início e aumentem as possibilidades de cura. Ao detectar essas alterações, as pacientes são encaminhadas para Porto Velho, onde é realizado um diagnóstico mais detalhado para assim iniciarem o tratamento?, comentou.
As coletas serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção das que estão em reforma, que farão o atendimento seguindo o cronograma da seguinte forma: As pacientes que são atendidas na UBS do KM 5 devem seguir para a UBS do 2 de Abril, no período da tarde, das 12h às 17h; As pacientes que são do Ceci Cunha serão atendidas na UBS do Dom Bosco, no período da manhã, das 8h às 12h; As pacientes do Primavera deverão seguir para o L1 Maringá, no período das 8h as 12h; As pacientes do São Francisco serão atendidas no L1 Maringá, no período da tarde, das 12h às 17h; O BNH atenderá no BNH da Mulher no período da tarde. Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, haverá atendimento no período noturno na UBS do BNH da Mulher, das 19h às 21h.

?O lixo pode ser tanto um amigo quanto vilão, porque se for jogado de qualquer maneira, principalmente as pilhas e baterias, podem causar doenças graves, até mesmo câncer, pois contém metais perigosos, muitas vezes radioativos?, explicou Letícia Segobi. Usando de linguajar acessível às crianças, elas abordaram outro fator desfavorável: o tempo médio da decomposição dos diversos tipos de materiais. O vidro, por exemplo, que pode durar até um milhão de anos para desaparecer na natureza. A contaminação dos rios, igarapés e do solo, e o entupimento de bueiros, causando enchentes e alagações, também foram apontados como consequências do uso descuidado do lixo. Esse descarte irresponsável, também favorece a disseminação de doenças causadas por bactérias que se hospedam em ratos e muitas espécies de insetos, dentre eles a barata.
PREVENÇÃO - Para minimizar estes problemas, as palestrantes sugeriram entre outras coisas, o uso racional de produtos descartáveis, como copos, sacolas, bandejas e outras embalagens de difícil decomposição, que podem ser substituídas por sacolas de tecido orgânico e outros materiais mais facilmente biodegradáveis. ?Com os resíduos sólidos orgânicos, como sobras de legumes, verduras e outros produtos semelhantes, podemos fazer a compostagem, enterrando esses materiais, que após um tempo se transformam em adubo orgânico, que podem ser utilizados para plantar outros alimentos?, acrescentou Taís de Almeida.

CAMPANHA - De acordo com a coordenadora da CEA, Sandra Gonçalves, as palestras fazem parte da campanha nas escolas, que foi iniciada no último dia 10 e se estenderá por todo o mês de março e também em abril. A próxima escola a ser visitada será a Municipal Almir Zandonadi, bairro Novo Horizonte, no próximo dia 17. Sandra frisou, no entanto, que qualquer escola que tiver interesse, poderá agendar a palestra. ?A exposição é com data show e dura em média meia hora, realizada em horário adequado para não prejudicar a recreação das crianças, combinado antecipadamente com a direção da escola,?, informou. Para mais informações, entrar em contato pelo fone (69) 3411-4204, ou procurar a CEA/Semeia, avenida 2 de Abril, n° 2221, bairro Jardim dos Migrantes, anexo à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Fonte:






Noticia vista 1581 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.