Correio Popular Notícia




Sedam e Emater de Alta Floresta capacitam técnicos para elaboração de CAR

Data da notícia: 14/03/2014
Foto:

(Da Redação) Técnicos da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Alta Floresta e Alto Alegre dos Parecis, e ainda técnicos do escritório da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), de Alta Floresta, e profissionais lotados nas secretarias municipais de Agricultura de Alto Alegre e Alta Floresta, estão participando curso de capacitação para elaboração de CAR (Cadastramento Ambiental Rural). A capacitação busca tornar a equipe técnica autossuficiente na gestão e multiplicação das informações, esclarecendo dúvidas e repassando informações sobre a operacionalização do CAR.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140314-142.jpg[/IMG] O curso teve início nesta segunda-feira (10) e segue até hoje (14), quando os profissionais vão receber a visita do coordenador geral do CAR em Rondônia, Manoel Messias. De acordo com Valvique Ferreira, diretor da Sedam de Alta Floresta, e do gerente da Emater no município, Paulo Henrique, os trabalhos começaram em novembro do ano passado quando o deputado Jean Oliveira (PSDB) solicitou uma audiência em Santa Luzia para firmar acordo com o Estado para emissão do documento de forma gratuita para produtores da agricultura familiar.
Alisson de Paula, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, também está participando do curso. O objetivo do curso que está sendo ministrado por uma equipe da Sedam de Porto Velho, composta por Antônio Ponciano Pereira da Silva, Suelen Volnistem e Gilberto Tiago Moraes, é capacitar os profissionais e realizar um mutirão para emissão dos documentos na região.
OBRIGATORIEDADE - O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambiental referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente ? APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente ? SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Valvique disse que o CAR é gratuito para produtores da agricultura familiar com até quatro módulos fiscais (240 hectares). Com informações de Leandro Pereira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1901 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.