Paraatleta de RO entre os melhores do mundo
(Assessoria) Disciplina, concentração e treinos puxados durante cinco horas por dia de segunda-feira a sábado. Foi assim que Edson Cavalcante Pinheiro, paraatleta patrocinado pela Empresa - Centrais Elétricas do Norte do Brasil/Eletronorte passou o ano de 2008 e ficou entre os melhores do ranking internacional.
Tanto esforço teve recompensa. O Comitê Paraolímpico Brasileiro divulgou a lista dos melhores paraatletas do ano, após a II Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA Brasil, realizada no início desse mês em Fortaleza (CE).
Entre 659 competidores de várias categorias, Edson ficou em 8º lugar no ranking. Um dos únicos representantes do Estado, nessa etapa, onde competiu nas categorias 100,200 e 400 metros rasos.
O paraatleta trouxe para o Estado medalhas de ouro nas três modalidades, ainda quebrou o recorde dos 400 metros rasos. ?Estou muito feliz com os resultados. Esse ano foi muito importante na minha carreira?, disse. O que ele se refere tem a ver também com a sua participação na Paraolimpíada de Pequim, fato inédito para um atleta da Região. Na classificação geral da categoria T-38 o atleta ficou em 4º lugar nos 100 metros rasos e em 6º lugar nos 200 metros rasos nos jogos realizados na China.
Além de uma participação importante na Paraolimpíadas, Edson teve uma agenda esportiva cheia. Ele participou de vários processos como Campeonato Brasileiro de paraatletismo em Uberlândia (MG), onde competiu nas categorias de 100 - 200 e 400 metros, além de ficar em 1º lugar e conquistar a medalha de ouro ainda quebrou seu próprio recorde nos 200 metros, fez 23,87 segundos, sendo que a antiga marca era de 23,95. E não parou por ai. O atleta Eletronorte foi representar Rondônia em Tunis, capital da Tunísia na África e participou de duas competições. Na prova Meeting Internacional ficou em 2º lugar nas categorias 100 e 200 metros. Já no campeonato Aberto de Atletismo Afro-Árabe ficou em 3º lugar nas modalidades 100 - 200 e 400 metros. ?Agradeço imensamente aos colegas de trabalho, familiares e amigos que acreditam e apostam em mim. O apóio de cada um é fundamental?, finalizou
...