Alunos integram Projeto Bom na Aula Bom na Quadra
Ji-Paraná já foi referência em várias modalidades esportivas no Estado, mas sempre foi conhecida como ?ninho? de atletas do handebol. Hoje, a modalidade praticamente desapareceu das poucas competições disputadas no município. Apaixonado pelo handebol, um acadêmico do 3º período do curso de Educação Física resolveu descruzar os braços e apostar no potencial das crianças ji-paranaenses criando o projeto ?Bom na Aula. Bom na quadra?. O projeto está sendo desenvolvido com dezenas de alunos da Escola Municipal Jamil Vilas Boas, localizada no bairro Duque de Caxias.
Thiago da Silva Gonçalves está agitando a garotada do Jamil com a ?nova? modalidade esportiva. O ?mini-hand? do Thiago leva para a quadra em frente à escola cerca de 70 crianças, na idade entre 6 e 10 anos, alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.
O projeto acontece duas vezes por semana, durante uma hora para cada turma. Thiago trabalha de forma lúdica os fundamentos do handebol com a garotada.
?Tem o lado da brincadeira, que eles adoram, e tem o lado pedagógico. Dessa forma a gente busca passar os fundamentos do handebol e trabalha também um pouco de coordenação motora. Eles têm muita energia, precisam de atividade física e estão começando a entender o esporte praticado com as mãos?, explicou o acadêmico, que lembrou as dificuldades no início do projeto por causa da cultura da prática do futebol.
Competições
Para a diretora da Jamil Vilas Boas, Vanessa Leite, o projeto foi bem-vindo, já que as crianças adoram atividades na quadra. A contrapartida da escola foi apenas a aquisição de alguns canos para a confecção das traves. Bolas, redes, uniformes e apitos a Escola já tinha.
O projeto, coordenado pelo professor João Viana, também um ex-atleta de handebol, tem a duração de 12 meses e prevê a realização de torneio entre os pequenos atletas.
?Os alunos estão indo bem e pretendemos realizar um torneio entre maio e junho. Queremos realizar pelo menos três competições para incentivar ainda mais os pequenos atletas. Se de todas estas crianças um ou dois que se apaixone pelo handebol e se tornem atletas para Ji-Paraná já vai valer a pena?, destacou Thiago.
Fonte: Ascom ? Ji-Paraná
...