Correio Popular Notícia



ENCHENTE
Dilma anuncia em Rondônia medidas para ajudar famílias

Data da notícia: 18/03/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A presidente da República Dilma Rosseff disse no último sábado (15), em visita a Porto Velho, que a abertura da via para a circulação de veículos pela Estrada Parque é o meio mais viável para que os municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim saiam do isolamento em que se encontram em decorrência da enchente do rio Madeira. Os dois municípios têm problemas para receberem suprimentos por via terrestre porque a BR-425 está interditada. ?A população do Acre e de Rondônia tem a garantia de apoio do nosso governo para as tarefas de reconstrução. Vamos apoiar as iniciativas para que, no futuro, chuvas como essas não isolem o Acre e parte de Rondônia do resto do país?, disse.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140318-131.jpg[/IMG] Dilma Rousseff também revelou que o Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de calamidade pública no município. Ela foi recepcionada na Base Aérea de Porto Velho por autoridades de diversos setores. Acompanhada de uma comitiva que incluiu os ministros Arthur Chioro, da saúde, e Francisco Teixeira, da Integração Nacional; o secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior , além do governador Confúcio Moura e do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, a presidente Dilma veio a Porto Velho para sobrevoar as áreas inundadas pela enchente na região do Baixo Madeira e área central da capital. A viagem durou pouco mais de 40 minutos.

VISITA - Ao retornar à Base Aérea, a presidente participou de uma reunião técnica, em que foram apresentados dados sobre a enchente do rio Madeira, que já desabrigou 779 famílias até sexta-feira (14) e desalojou outras 1.699. Dilma também foi informada sobre os impactos provocados pelo desastre na economia, setores de transportes e saúde, entre outros. Ao sair da reunião, Dilma disse aos jornalistas que decidiu ir a Porto Velho depois de receber, em Brasília, o governador Confúcio Moura e a bancada federal do estado, além dos prefeitos dos municípios atingidos pelo fenômeno.
A presidente disse que a Estrada Parque no município de Nova Mamoré é fundamental para tirar a região do isolamento e revelou que o advogado geral da União, Lúcio Adams, fará esforços para viabilizar a parte jurídica que ainda emperra a obra. ?Por esta via passarão combustível e alimentos para atender as famílias que estão no isolamento?, esclareceu Dilma Rousseff.

ASSISTÊNCIA ? Dilma também destacou que o país dispõe de mecanismos para enfrentar estas situações, como o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, que permite aplicar ações de assistência e resgate, passando à fase de reconstrução com obras de reestruturação para que sejam menores os impactos em outros eventos semelhantes. ?Desastre não se controla, mas é possível agir para resistir melhor a ele?, exemplificou.

CALAMIDADE PÚBLICA - Ao decretar estado de calamidade pública, as ações de socorro e a liberação de verbas, após o aval do ministério, são agilizadas. Os recursos são transferidos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, uma ferramenta utilizada para dar mais rapidez às respostas do governo federal. Para atender às vítimas das enchentes, o Ministério da Saúde já mandou para o estado 6,25 toneladas de medicamentos e insumos - desde o início das chuvas, divididos em 25 kits, para atender a mais de 37 mil pessoas em um mês.
O governo federal enviou 21 militares fuzileiros navais, 159 militares do Exército, 45 militares da Força Nacional de Segurança - 30 bombeiros e 15 policiais -, além de aeronaves da Força Aérea Brasileira, um helicóptero HM2 Black Hawk, dois C-105 ? Kaza (apoio de transporte de mantimentos de Porto Velho para Rio Branco), um navio-hospital com um helicóptero Esquilo a bordo, um navio-patrulha, 14 viaturas de 5 toneladas, dez embarcações de pequeno porte e uma ambulância.

Fonte:






Noticia vista 1470 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.