Professores da rede municipal de Jaru terão curso de libras
(Da Redação) As LÃnguas de Sinais (LS) são as lÃnguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que se imagina essas lÃnguas de sinais não são simplesmente mÃmicas ou gestos quaisquer, sinais esses utilizados para a comunicação dos surdos, sendo assim considerada lÃngua por ter estrutura gramatical como a lÃngua falada. A diferença da lÃngua de sinais, no caso do Brasil a LIBRAS (LÃngua Brasileira de Sinais), é que se utiliza não a oralidade, mas a forma visuespacial, ou seja, sinais feitos com as mãos.
A pessoa que entra em contato com uma LÃngua de Sinais irá aprender outra lÃngua assim como Francês, Inglês etc. Os usuários podem discutir filosofia ou polÃtica, literatura ou até mesmo peças teatrais.
Para se comunicar em Libras não basta apenas conhecer o alfabeto manual (que são os sinais das letras) ou os sinais de forma solta, para isso é necessário saber sua estrutura gramatical e combinar cada sinal a fim de dar sentido e contexto à frase.
Visando essa forma de comunicação, acessibilidade e inclusão dos educandos surdos a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) está oferecendo aos professores da rede municipal de ensino a capacitação em Libras, onde as vagas já foram destinadas as escolas da área urbana e já estão preenchidas, capacitação essa que será ministrada pelo professor Guilherme Bastos, nas dependências do prédio do IFRO (Instituto Federal de Rondônia) todas as quintas de 14 às 16 horas da tarde e as sextas das 08 às 10 horas da manhã com carga horária de 60 horas se iniciando no último dia 14 de Março e com encerramento previsto para fim de Novembro de 2014. Com informações da Assessoria.
...