Correio Popular Notícia



OBRAS
Estrada Parque tem mais da metade concluída

Data da notícia: 26/03/2014
Foto:

(Da Redação) As obras do prolongamento da BR-421, que vai passar por dentro do Parque Estadual de Guajará-Mirim, devem ser concluídas nesta semana. A abertura da Estrada Parque, autorizada pelo Tribunal Regional Federal, vai tirar Guajará e Nova Mamoré do isolamento causado pela cheia do Rio Madeira, que influenciou no nível do Rio Araras e inundou a BR-425. Mais da metade do serviço já foi concluído na região de fronteira.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140326-131.jpg[/IMG] A abertura de um trecho de quase 12 quilômetros para dar acesso à região da fronteira era uma briga judicial antiga. Segundo informações do site G1 Rondônia, a liminar que impedia a abertura da Estrada Parque existe há 19 anos, mas só agora, com o isolamento dos municípios, o estado conseguiu derrubar a liminar. "Esperamos sol para secar o leito da estrada para que a gente possa pavimentar e dar passagem às carretas e aos caminhões que estão parados em Porto Velho e que chegam ao estado", afirmou o governador Confúcio Moura.
Os trabalhos começaram na quarta-feira (19). São duas frentes organizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e 60 homens. Dos 11,6 quilômetros, nove já foram abertos, os outros dois devem ficar prontos até quinta-feira (27). "Depois vamos começar o revestimento de cascalho. Nós estamos trabalhando nas pontes e, assim que concluir a abertura, nós vamos liberar o tráfego provisoriamente e já vamos começar a parte de cascalhamento. E aí não vai parar mais", disse o diretor do DER, Lúcio Mosquini.

OBRAS NA ESTRADA - A estrada não vai só facilitar e diminuir a distância entre Guajará-Mirim e Nova Mamoré do restante do estado, também vai ajudar agricultores que moram nesta região e sofrem com o acesso à cidade. Na segunda-feira (24) o governador inspecionou os trabalhos de abertura da estrada e elogiou os trabalhos realizados. ?Não basta fazer a Estrada Parque. É preciso dar segurança a quem trafegar por ela. Estive no local com o comandante do 7º BPM, Tenente Coronel PM Ênedy Araújo, e orientei sobre o policiamento que contará com patrulhamento em toda sua extensão. A PM está estudando a possibilidade de instalação de postos fixos de fiscalização. Os policiais do Batalhão de Polícia Ambiental darão apoio, pra manter a segurança da região. Será feita a fiscalização no trânsito de veículos, cargas e pessoas?, confirmou Confúcio.
?Rondônia precisa urgente dessa rodovia. Os níveis dos rios em todo Estado não param de subir. As regiões de Guajará e Mamoré não podem pagar um preço tão alto por causa das enchentes?, declarou Confúcio, que precisou ir a Brasília convencer a presidente Dilma da importância da Estrada Parque.
Lucio Mosquini disse que o governo trabalha em ritmo acelerado. ?Se as chuvas não atrapalharem, na próxima quarta-feira as duas frentes de serviço devem se encontrar. Depois, vamos nos dedicar para garantir a liberação do trânsito, afirmou.

Fonte:






Noticia vista 1486 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.