Correio Popular Notícia



ENCHENTES
Força Nacional visita áreas isoladas em Rondônia

Data da notícia: 28/03/2014
Foto:

(Da Redação) Integrantes da Força Nacional do SUS (FN-SUS), do Ministério da Saúde, estiveram nesta quinta-feira (27) nos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim que permanecem isolados devido à cheia do Rio Madeira. Os profissionais irão auxiliar no diagnóstico da situação, na elaboração de estratégias para melhorar a assistência às vítimas e na garantia de atendimentos emergenciais. Desde terça-feira (25), três equipes da FN-SUS estão em Rondônia para intensificar as ações de auxilio às vitimas e desabrigados.
As equipes da Força Nacional do SUS são compostas por um coordenador, dois médicos, quatro enfermeiros e três técnicos de enfermagem, todos especializados em emergência e urgência. Para atender às vítimas das enchentes de Rondônia, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou ao estado - desde o início das chuvas - 6,25 toneladas de medicamentos e insumos divididos em 25 kits, capazes de atender 37,5 mil pessoas em um mês.
Os médicos da Força Nacional irão a campo junto com médicos locais para atuar no combate a doenças. As equipes vão atender atingidos e elaborar relatórios diários que serão encaminhados a Brasília. Caso seja necessário, o governador Confúcio Moura garantiu que a permanência dos médicos poderá ser prorrogada, na região. ?A necessidade é não deixar que doenças graves venham acometer a cidade. Temos que agir agora?, afirmou o governador ao desembarcar no Aeroporto de Guajará-Mirim.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140328-121.jpg[/IMG] Durante a visita à região, Confúcio afirmou que a situação no município é grave. "Além de isolados, [Guajará-Mirim e Nova Mamoré] estão ilhados. A nossa situação já é veiculada em todo lugar. Estive em Brasília em vários ministérios, levantando essa situação?, garante o governador. A situação na região de fronteira com a Bolívia se agravou em fevereiro, quando a BR-425 foi fechada, porque a água do Rio Araras, afluente do Madeira, invadiu a pista da rodovia federal e inundou o asfalto e as pontes.

AUXÍLIO - O estado também recebeu do Ministério da Saúde, 750 mil frascos de hipoclorito (utilizado na purificação de água), 1.090 ampolas de soro para ser usados em acidentes com animais peçonhentos e 193 kits de diagnóstico para leptospirose. As enchentes atingiram os municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Porto Velho, região do Médio e Baixo Madeira e Distritos do Eixo BR-364. O número de vítimas chega a 11.275, entre desabrigados e desalojados. O Ministério da Saúde também está prestando auxílio ao estado, por meio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com apoio técnico no tratamento de água ao consumo humano. Com informações da Agência Saúde e do G1 Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 12210 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.