NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PRESIDENTE MÉDICI I
Os alunos do Instituto Educacional Sargento De Lima (Guarda Mirim), de Presidente Médici, visitou, na última quarta-feira (26), o lar do idoso Aurélio Bernardes. A visita teve o objetivo educacional, que foi proposto pela instrutora CB PM Juliana. ?No lar, os alunos, além de divertirem à tarde dos idosos, com peças teatrais, apresentação de ordem unida, jogos, e com conversas, aprenderam lições que hão de guardar para toda a vida? Disse a PM Juliana. Os alunos foram recebidos pela dona Emiliana, administradora do Lar, que ficou muito comovida com as apresentações e pediu para que os alunos voltassem mais vezes. Também participou da visita, o sargento da Polícia Militar Vicentim, instrutor do Proerd, no município.
PRESIDENTE MÉDICI II
Segundo o senhor Edvaldo Souza, de 80 anos, a visita feita pelas crianças lhe trouxe grande emoção. ?Eu estou muito emocionado por termos aqui hoje esses pequeninos que nos visitam para trazer alegria ao coração, pois raras são as vezes que somos visitados, até mesmo por nossos parentes? Disse o senhor Edvaldo, que no momento em que os alunos fizeram incorporação da bandeira e entoaram o hino nacional, chegou a ficar de pé, mesmo tendo uma das pernas amputadas, e chorou. Segundo Juliana, instrutora dos ?Guara-Mirin?, esta é uma ação que faz parte do curso de formação dos adolescentes, e que tem a finalidade de fazê-lo conhecer os diversos tipos de realidades as quais as pessoas estão condicionadas, e traduzir esse aprendizado em respeito e consideração.
CACOAL
O Nível das águas do Rio Machado continua subindo devido às intensas chuvas que tem caído nos últimos três dias tanto em Cacoal, quanto na cabeceira deixando a situação cada vez mais preocupante. Algumas residências que ainda não haviam sido atingidas até a tarde de sábado, a água já começou a entrar na manhã deste domingo (30). Toda a cidade de Cacoal está sofrendo com o desabastecimento de água desde a manhã de sábado. Devido ao desligamento do sistema de captação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), localizado no Bairro Santo Antônio, que encontra-se submerso e deverá retomar o funcionamento normal assim que o nível das águas baixarem.
PIMENTA BUENO I
A chuva volumosa que voltou a cair em Rondônia nas últimas 48 horas elevou o nível dos principais rios e afluentes que cortam o município de Pimenta Bueno, no centro-sul do estado. Como o maior e principal rio da região, o Machado, também está transbordando desde Pimenta Bueno até Ji-Paraná, no centro do estado, não houve tempo hábil para vazão e por isso, o chamado ?repiquete? assolou Pimenta Bueno nas últimas 48 horas. Na manhã deste sábado (29), centenas de famílias realizavam às pressas a retirada de móveis e eletrodomésticos de suas residências, além de automóveis devido à rápida elevação do nível dos dois principais rios que juntos formam o Machado, o Pimenta Bueno e o Barão de Melgaço.
PIMENTA BUENO II
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a sociedade em geral, com a ajuda do poder público, desde a noite de ontem já estavam retirando seus pertences através de caminhões. O número de desalojados e desabrigados, até às 10 horas (local) ainda não havia sido divulgado. Dados de estações telemétricas operadas pelo Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA) indicaram nível do rio Machado de 7,22 metros, acima da cota de alerta para enchente que é de 5,78 metros e de 5,31 metros do rio Comemoração, cuja cota de alerta é de 4,85 metros. Moradores mais antigos de Pimenta Bueno, que nunca tiveram suas casas inundadas, neste sábado foram atingidos pela enchente e remontam a história que desde 1986 não se via uma enchente de tamanha proporção.
...