NOTAS POLÍTICAS
Não Mereço Ser Estuprada
A presidenta Dilma Rousseff solidarizou-se com a jornalista Nana Queiroz, que foi ameaçada na internet após iniciar uma campanha nas redes sociais contra a violência contra a mulher. O protesto virtual ?Não mereço Ser Estuprada? foi criado em resposta à pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada na última semana, que mostrou que a maioria dos brasileiros concorda que o comportamento da mulher pode motivar o estupro. ?A jornalista se indignou com os dados da pesquisa do Ipea sobre o machismo na nossa sociedade. Por ter se manifestado nas redes contra a cultura de violência contra a mulher, a jornalista foi ameaçada de estupro. Nana merece toda a minha solidariedade e respeito?, escreveu a presidente em seu Twitter. Dilma disse ainda ?o governo e a lei? estão do lado da jornalista e de todas as mulheres ameaçadas ou vítimas de violência.
Reconstrução de estrada
O deputado Zequinha Araújo (PMDB) está reivindicando a reconstrução do trecho da estrada que liga o distrito de União Bandeirantes à Linha 28 no distrito de Nova Dimensão, no município de Nova Mamoré. Indicação com essa finalidade foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa e encaminhado ao governado Confúcio Moura. Zequinha garante que seu apelo é de suma importância, pois, com a reconstrução da estrada, facilitará o transporte de pessoas e gêneros alimentícios e outras necessidades básicas aos moradores dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que hoje, por conta da grande enchente do rio Madeira, encontram-se isolados e necessitando de atenção especial por parte do poder público.
Regularização Fundiária
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP), solicitou ao Governo do Estado a implantação do ?Título Já?, Programa de Regularização Fundiária Urbana, para atender moradores de diversos bairros que necessitam de escritura pública no município de Ji-Paraná. Maurão, no documento que encaminhou ao governador, cita que o pedido foi feito a ele pelo vereador Lincoln Assis de Astrê, considerando inúmeras solicitações de moradores de bairros, especialmente do JK, que possuem grande índice populacional e que almejam a regularização fundiária para o desdobramento e legalização de seus lotes de terras. Com a legalização fundiária, segundo Maurão de Carvalho, os moradores dos diversos bairros de Ji-Paraná terão condições de confeccionar suas escrituras públicas, viabilizando créditos e demais benefícios oferecidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Como a maioria dos moradores é de baixa renda, é perfeitamente possível à inclusão no Programa ?Título Já?, favorecendo a posse definitiva do imóvel dos bairros de Ji-Paraná.
Título Já
?O programa ?Título Já?, é considerado o maior programa de regularização fundiária urbana da história de Rondônia. Está projetado para, nos próximos dois anos, atender milhares de famílias que possuam renda até cinco salários mínimos e que tenham lotes de até mil metros quadrados. Os bairros de Ji-Paraná estão dentro desse perfil e poderão muito bem ser beneficiados, já que as escrituras serão entregues gratuitamente para as famílias cadastradas no programa?, comentou o presidente em exercício da Assembleia Legislativa.
...