Correio Popular Notícia




Governador participa de dia da cafeicultura em Alvorada

Data da notícia: 02/04/2014
Foto:

(Da Redação) Com uma expectativa de se alcançar uma produtividade de 130 sacas de café beneficiado por hectare plantado, a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou na última sexta-feira (28), um Dia Especial para demonstração do Programa Estadual de Revitalização da Cafeicultura, numa propriedade que participa do programa em Terra Boa, distrito de Alvorada do Oeste e que é assistida por técnicos do município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140402-141.jpg[/IMG] Mais de 400 produtores rurais participaram do dia especial para conhecer as tecnologias desenvolvidas, além de vereadores e prefeitos da região do entorno, acompanhados do governador Confúcio Moura e dos secretários de Agricultura, Evandro Padovani, e da Emater-RO, Luis Gomes Furtado. No ano passado, nos talhões separados pelos técnicos para observação e demonstração da tecnologia aplicada na lavoura, a produção foi de 110 sacas por hectare. Este ano, no entanto, ?a produtividade esperada é de 130 sacas de café beneficiado por hectare?, disse Luciano Brandão, gerente local da Emater-RO.
Os agricultores que visitaram a lavoura comentaram impressionados com a carga de frutos por planta: ?Aqui tem pé que vai dar três latões?. O programa de revitalização da cafeicultura, idealizado pelo Governo de Rondônia, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado, ?agora está sendo conduzido pela Câmara Setorial do Café, que tem como presidente o empresário ?Tuta do Café?, do ramo de beneficiamento de café, em Cacoal, disse José Tarcísio, coordenador técnico da Emater-RO.
?Já faz tempo que eu não vejo uma lavoura de café carregada como esta?, disse o governador e acrescentou que deseja ver a cafeicultura forte dando emprego no campo e na indústria, como quando era a principal lavoura do Estado. O governador alertou que é por isso que o governo está intensificando o programa de revitalização para que se aumente a produtividade do café em todo o Estado, garantindo melhor receita aos produtores.

MÉDIA - O secretário executivo da Emater-RO, falou da produtividade dos cafezais do Estado e disse que produtividade acima das 110 sacas, como a do agricultor José Cesconeto, ?não representam a média do Estado, porque ainda temos lavouras velhas ou sem tratos, produzindo 10 a 12 sacas por hectare. Com aplicação da tecnologia recomendada pela Emater-RO, cultivando pequenas áreas, algumas ?famílias de Buritis, Cacoal, Ministro Andreazza e Theobroma já produzem mais de 100 sacas por hectare e estão ganhando um bom dinheiro?, disse Luis Gomes.
O secretário Padovani mais uma vez destacou o benefício do calcário, e garantiu que este ano a nova usina de calcário do governo de Rondônia vai funcionar para atender prioritariamente o agricultor familiar. Os prefeitos e deputados da região falaram empolgados sobre o apoio dado por eles ao programa da cafeicultura, e o governador encerrou a solenidade muito sereno, falando de sua alegria em estar dentro de uma lavoura tão bonita. Com informações de Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1924 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.