NOTAS POLÃTICAS
MELHOR PREFEITO DO MUNDO
A presidente Dilma Rousseff se emocionou nesta quarta-feira (2), na cerimônia de assinatura da concessão do Aeroporto do Galeão (RJ), ao falar dos exilados polÃticos que voltaram ao PaÃs pelo aeroporto internacional do Rio. Dilma lembrou que o Brasil conquistou inclusão social e que por isso o aeroporto, hoje, não é apenas um ambiente frequentado pelos estrangeiros, mas cada vez mais por brasileiros. Dilma falou de sua expectativa para a concessão do Aeroporto Antônio Carlos Jobim que, segundo ela, é bastante concreta. Respondendo a uma brincadeira, a Dilma disse, em tom descontraÃdo, que o chefe da administração carioca, Eduardo Paes (PMDB), é "o melhor prefeito do mundo". "Peço perdão aos outros, mas ele insiste", brincou Dilma sobre o prefeito ter se autoproclamado "o melhor do mundo". O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), também havia feito referência ao "tÃtulo" de Eduardo Paes momentos antes.
50 ANOS DO GOLPE MILITAR
O dia 1º de abril foi marcado por manifestações em homenagem à resistência e luta pela democracia. Ao participar do ato polÃtico na Câmara dos Deputados para lembrar os 50 anos do golpe militar, o deputado Anselmo de Jesus (PT) disse que a luta das vÃtimas do regime faz parte da construção da democracia brasileira que deve ser fortalecida diariamente. O deputado criticou o Estado brasileiro, em pronunciamento no plenário, por não ter esclarecido o desaparecimento de militantes de esquerda durante a ditadura. ?Após 50 anos do inÃcio desse terrÃvel perÃodo, muitas famÃlias ainda aguardam explicações sobre desaparecidos?, lamentou. O perÃodo em que o Brasil foi comandado por militares traz marcas de violência, cassação de direitos polÃticos, censura, repressão e suspensão de eleições diretas. O deputado recordou a perseguição ao movimento sindical, que naquela época vivia fase de fortalecimento por ter firmado importantes alianças com setores progressistas da sociedade brasileira, essas lutas resultaram na criação do décimo terceiro salário.
PRESIDENTE DA AROM
A Associação Rondoniense de MunicÃpios ? Arom passa a ser gerida pela vice-presidente, prefeita Sônia Cordeiro, de Jaru. O cargo foi deixado pelo prefeito de Mirante da Serra, que renunciou para enveredar por novos projetos na carreira pública. A transição de posse ocorreu na quarta-feira (2), em Porto Velho. Vitorino Cherque cumpriu 15 meses dos 36 meses de mandato, restando à nova presidente Sônia Cordeiro exercer a Presidência da Arom por 21 meses. A nova dirigente da associação é prefeita de primeiro mandato e marcante pela atuação municipalista enquanto vice-presidente em todos os pleitos encampados pela instituição. Juntamente com Sônia, permanecem os demais prefeitos que compõem o corpo diretivo, eleito no último processo eleitoral interno. Em seu discurso, Sônia destacou que implantará uma filosofia positivista em que sua gestão enfrentará as dificuldades com otimismo.
LEI DAS DOMÃSTICAS
Um ano após o Congresso Nacional ter promulgado a emenda constitucional que ampliou os direitos dos empregados domésticos, a categoria ainda não tem os mesmos benefÃcios dos demais trabalhadores. Ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados projeto aprovado no Senado em julho do ano passado que regulamenta os novos direitos. O relator do projeto no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), lamentou o atraso. Ele lembrou que somente após a regulamentação os patrões vão ser obrigados a recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e os empregados poderão cobrar valores especÃficos por hora extra.
...