Correio Popular Notícia




Prefeitura realiza capacitação para agroindústrias

Data da notícia: 08/04/2014
Foto:

(Da Redação) Dando prosseguimento às orientações aos feirantes e às pequenas agroindústrias, a prefeitura de Ji-Paraná abriu na manhã de ontem (7) no auditório da Câmara de Vereadores, o seminário: Procedimento Padrão de Higiene no Processamento e Comercialização dos Produtos das Agroindústrias da Agricultura Familiar. O evento tem duração de 8 horas e foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Participaram da mesa de abertura, a secretária municipal de agricultura, Claudia de Jesus, o vereador Lorenil Gomes (PSC), a gerente da Emater local, Etiene Marques Bezerra, e as técnicas: da Vigilância Sanitária Municipal, Fernanda Fernandes e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Naiara Calixto.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140407-152.jpg[/IMG] De acordo com o palestrante, médico veterinário da Seagri, Paulo Arruda Silva, o seminário tem como objetivo principal, orientar os proprietários de agroindústrias familiares, e aos feirantes, quanto aos aspectos higiênico-sanitários, no processamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal. ?Estes cuidados são importantes porque temos como foco a proteção da saúde do consumidor, pois um alimento mal processado pode ser contaminado com bactérias capazes de levar a óbito as pessoas que o consumirem?, alertou. Mas, aliado aos aspectos da prevenção, também foram repassadas orientações sobre a abertura e gestão de pequenas agroindústrias, documentação e certificações legais para a produção e comercialização dos produtos.

ORIENTAÇÃO - Para a secretária Claudia de Jesus, o evento é mais um passo dado pela administração municipal, tanto no apoio quanto na orientação aos pequenos produtores rurais e comerciantes que atuam nas feiras livres de Ji-Paraná, para que haja melhoria significativa na qualidade dos produtos oferecidos à população. ?Temos realizado com o apoio do prefeito Jesualdo Pires, palestras, cursos, visitas aos locais de produção da agricultura familiar no Município, tudo para oferecer suporte ao desenvolvimento da produção, ao mesmo tempo em que cobramos juntamente com a Vigilância Sanitária, a adequação desses segmentos às normas legais, exigidas também pelo Ministério Publico?, informou.
?Este seminário está sendo muito bom porque a gente aprende muitas coisas que nem fazia ideia, sobre como produzir direitinho, trazer e depois vender os nossos produtos na cidade. A informação é tudo, é muito importante para nós?, afirmou o produtor de farinha de mandioca, Bartolomeu Ferreira de Souza, da Linha 128, Setor Rural Riachuelo. A feirante, Roseli Barce, que comercializa peixes nas feiras livres, também considerou fundamental o seminário. ?Essas palestras tem ajudado muito a gente, principalmente nós que vendemos peixe, e os que vende frango, pois estamos aprendendo como conservar melhor esses produto com o gelo, melhorando também as venda?, comentou. O encerramento do seminário está previsto para as 17 horas de hoje, com a entrega de certificados a todos os participantes. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1685 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.