NOTAS POLÍTICAS
PAÍS DOS TÉCNICOS
Ao participar em Belo Horizonte, da formatura de 1,5 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidente Dilma Rousseff disse que a expansão do ensino profissionalizante vai dar competitividade ao país. ?O Brasil tem que valorizar as pessoas que fizeram capacitação profissional?, disse. Dilma citou a Alemanha para dizer que em países desenvolvidos o ensino técnico é valorizado e complementa a oferta de educação superior. ?Na Alemanha, para cada conjunto de dez universitários, eles formam entre seis e oito técnicos. Por que isso? Porque muitas vezes a formação técnica é essencial para as coisas andarem. Sem o técnico, o país não anda?, avaliou. Segunda Dilma, a ampliação do acesso à educação técnica com o Pronatec vai permitir que famílias que deixaram a pobreza extrema ou chegaram à classe média nos últimos anos mantenham as conquistas por meio do emprego formal.
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
Consumidores inadimplentes podem negociar até o próximo dia 17, com os credores por meio do Feirão Limpa Nome Online, serviço da Serasa Experian. São cerca de 90 empresas participantes do feirão. Para participar, é preciso acessar o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao-limpa-nome-online, em qualquer horário e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais tenha dívida pendente e que conste da base de dados da Serasa. De acordo com a Serasa Experian, ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor tem em aberto e os canais de atendimento disponíveis. A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida. Em alguns casos, o boleto fica disponível a partir de uma proposta feita pela empresa.
SERASA
?O feirão ocorre no Brasil inteiro. É um processo bem simples?, disse a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. Segundo ela, a expectativa é superar os números do feirão no ano passado, quando 1,5 milhão de consumidores foram cadastrados, 300 mil negociações tiveram êxito e 80 mil pessoas limparam completamente o nome. A Serasa orienta o consumidor a se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a dívida que será negociada com a empresa, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixem no orçamento.
AEROPORTOS
A presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que o setor aeroportuário precisa se modernizar para acompanhar o crescimento econômico e as mudanças sociais dos últimos anos. ?Quando elevamos cerca de 40 milhões de pessoas para a classe média e tiramos da pobreza extrema em torno de 36 milhões de brasileiros, criamos um mercado que demanda serviços e que cria também todo um processo de necessidades novas. As pessoas que não viajavam nesse país dez anos atrás, hoje viajam?, comparou, durante discurso. Dilma reconheceu que a melhoria da infraestrutura não acompanhou o ritmo do crescimento da demanda e que o setor aeroportuário está defasado. ?O processo de distribuição de renda foi mais rápido do que o processo de melhoria da infraestrutura. Agora estamos criando condições para que isso ocorra o mais rapidamente possível. Nos interessa ter acesso ao que há de melhor na gestão aeroportuária, as pessoas querem cada vez mais, querem melhores serviços?, acrescentou.
...