Correios alertam para o uso do novo CEP
(Samira Lima) Ji-Paraná possui um novo CEP desde o dia 1º de agosto deste ano, porém a população ainda não se adaptou à mudança. A troca dos CEP?s foi feita em todo o Estado e serve para facilitar e agilizar a entrega de correspondências, mas não foi totalmente absorvida pelos municípios devido a pouca divulgação.
O gerente da agência dos Correios do Centro, Mauro Bezerra, relatou outros motivos que levaram à troca de CEP. ?O CEP foi trocado em Ji-Paraná porque a faixa de números que tínhamos disponíveis antigamente não atendia a quantidade de ruas da cidade. Chegamos a um ponto em que metade das ruas da cidade não tinham CEP?, afirmou.
De acordo com Bezerra, o problema foi solucionado a longo prazo. ?Nosso novo lote de números nos permitiu ter reservas de CEP para prédios que ainda serão construídos no Centro, por exemplo?. Mauro salientou que a quantidade de números anterior, dentro de pouco tempo, não permitiria uma boa organização nos serviços de entrega.
A nova identificação do CEP é feita por trechos das ruas ou avenidas, o que possibilita uma só rua ter três números de CEP distintos, dependendo da quantidade de bairros que ela atinge. Os funcionários dos Correios de Ji-Paraná receberam treinamento durante três meses em Porto Velho para poderem aplicar o novo serviço.
Os novos números de CEP podem ser consultados pelo site dos Correios (www.correios.com.br). As agências também oferecem o ?Guia Postal Eletrônico?, um programa que, depois de instalado em um computador, encontra qualquer número de CEP do País. O software custa 12 reais, sem frete incluso.
...