Correio Popular Notícia




A importância da vitamina D para o seu corpo

Data da notícia: 28/04/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/PONTO M - MATERIA VITAMINA D.jpg[/IMG] Muita gente desconhece, mas, a vitamina D é essencial ao organismo. Ela é responsável pela absorção de cálcio, atuando diretamente na saúde dos ossos, além de mais de 200 outras funções. A melhor parte? Para absorvê-la não é preciso muito esforço: basta expor-se ao sol na hora certa. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir de dietas, isso porque, ela é sintetizada a partir da luz solar.

Com as atuais altas temperaturas, a exposição ao sol precisa ser comedida, devido aos altos níveis de radiação UV, que traz vários prejuízos para a saúde, como, por exemplo, câncer de pele e catarata, além de envelhecimento precoce. Mas, basta expor braços e pernas, por exemplo, à luz solar, sem protetor, durante 15 minutos, três vezes por semana. ?Ela é essencial para o corpo, mas, por conta de vários fatores, como idade, posição do país no planeta e frio, fica impossível absorver índices consideráveis deste nutriente?, explica a Nutróloga Dra. Claudia Kloster.

Nos períodos mais frios, a deficiência de vitamina D na população chega a quase 80% no sul do país e este baixo índice causa sérios danos à saúde. ?Sem vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver o cálcio fornecido pela dieta ou por suplementos, o que afeta diretamente a saúde dos ossos e, geralmente, leva à osteoporose. Quando ocorre na infância, a deficiência de vitamina D provoca o raquitismo, que é a falta de calcificação dos ossos?, explica a Dra. Claudia. Além disso, o baixo índice de vitamina D também está associado à ocorrência de doenças autoimunes, onde o organismo agride a si mesmo, como a esclerose múltipla, neurite óptica, polineuropatia, artrite reumatoide, lúpus, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, doença celíaca, cirrose biliar primária, hipotireoidismo (tireoidite de Hashimoto), abortos no primeiro trimestre da gestação, doença periodontal, diabete infanto-juvenil, alergias e etc.

[b]VITAMINA EM GOTAS -[/b] Há pessoas que possuem maior dificuldade de absorver a vitamina D, como idosos e pessoas com sobrepeso. Também existem as pessoas que possuem alergia ao sol, também chamada de erupção cutânea fotoalérgica, e os albinos, sendo que, nestes casos, buscar a reposição é a melhor alternativa. Hoje em dia você já encontra a vitamina D em gotas e cápsulas, mas os suplementos só podem ser tomados após a constatação de deficiência de vitamina D e a orientação médica para o consumo dessas doses extras. É preciso muito cuidado com o excesso desta vitamina.

Fonte:






Noticia vista 12696 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.