Correio Popular Notícia



EDUCAÇÃO
Ji-Paraná poderá ter faculdade de Medicina

Data da notícia: 29/04/2014
Foto:

(Da Redação) O senador Acir Gurgacz comemorou em Plenário o anúncio de que o Ministério da Educação poderá autorizar a abertura de um curso de Medicina no município de Ji-Paraná. O município de Cacoal é outro que também tem chance de receber uma faculdade de Medicina. O senador disse que a notícia foi muito bem recebida pela população de Rondônia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140429-131.jpg[/IMG] Conforme informou Acir, Rondônia tem apenas um médico para cada 1.250 habitantes, quando a média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de um médico para cada mil habitantes. O senador disse que a maior parte dos médicos do estado está concentrada na capital. Já no interior, a situação está sendo amenizada por conta do Programa Mais Médicos. Gurgacz lembrou que o programa do governo federal é emergencial e disse que é preciso incentivar a formação de médicos no Brasil. ?Creio que será um grande avanço, pois vai reduzir a saída de estudantes e profissionais do estado e aumentar o número de profissionais no município de Ji-Paraná e em todo o estado de Rondônia, pois a demanda por médicos é grande, em todo o estado e em toda a Região Norte?, disse o senador.
O senador, durante encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, apresentou resultado de uma reunião que teve com a presidente da República, Dilma Rousseff, ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Educação, José Henrique Paim, onde foi discutido projeto de criação ou credenciamento de novas faculdades de medicina.

LIBERAÇÃO - Segundo Gurgacz, o governo federal realizará uma liberação estratégica, através do Ministério da Educação, para criação ou credenciamento de novas faculdades de medicina em todo o Brasil. "O Conselho Nacional de Medicina (CNM) é contra essa decisão de aumentar as vagas, mas o governo Dilma está bancando esse investimento?, explicou Gurgacz.
Em Rondônia só o município de Ji-Paraná está autorizado a abrir uma faculdade de medicina ou credenciar uma instituição a realizar o curso. "Isso está sendo feito no Brasil todo, e nós não podemos ficar para trás. As faculdades não precisarão construir hospitais, poderão utilizar a estrutura de Hospitais Regionais", alertou Acir.
Acir Gurgacz disse que o projeto vai para licitação nos próximos meses e os municípios têm que estar atentos aos prazos. ?Não podemos perder essa oportunidade de abrirmos uma faculdade de medicina em Rondônia. É preciso procurar faculdades que queiram vir para cá, e que ofereçam suporte para implantação do curso. A participação da prefeitura de Ji-Paraná requer uma certa urgência para não sermos penalizados?, detalhou Acir Gurgacz.

PREJUÍZOS DO MADEIRA - Gurgacz informou no Plenário que o governo de Rondônia estimou em mais de R$ 5 bilhões o custo da reconstrução do estado após a cheia histórica do Rio Madeira. O valor inclui obras em setores como agropecuária e infraestrutura e ações sociais e de saúde. Segundo o senador, alguns bairros e distritos terão de ser totalmente reconstruídos. Com informações da Assessoria e da Ag.Senado .

Fonte:






Noticia vista 11369 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.