Ji-Paraná terá o seu primeiro CINECLUBE
(Da Redação/Assessoria) Inaugura no dia 14 de maio o CINECLUBE ANO 41, que funcionará em uma das salas do Departamento de Engenharia Ambiental, do Campus da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná. A iniciativa é da Ano 41 ? Associação de Arte e Cultura / Grupo Parafernália de Teatro e terá sessões com debates todas as quartas-feiras, a partir das 19h45min. O cineclube, o primeiro do município, também fará mostras temáticas de duração semanal, iniciando com a Mostra Chaplin Mutual, em breve.
Além da exibição e do debate, estão entre seus objetivos, o fomento à realização de curtas-metragens, a divulgação de filmes rondonienses, a realização de mostras, oficinas, festivais, mesas-redondas e similares, além da contribuição para a formação de um público de cinema.
Para Carlos Reis, presidente da Ano 41 / Grupo Parafernália de Teatro, ?há tempo que Ji-Paraná está se devendo a criação de um cineclube. Tomamos a iniciativa e agora oferecemos um espaço cultural, principalmente aos amantes de cinema e a quem tem curiosidade de percorrer esse caminho?.
O filme de estreia é ?Fronteira das Almas?, de Hermano Penna, que traz como premissa os conflitos da colonização amazônica. Lançado em 1987 e filmado inteiramente em Ji-Paraná e no distrito de Nova Londrina, o longa é considerado patrimônio histórico-cultural do município, e traz no elenco Anônio Leite, Suzana Gonçalves, Fernanda Bezerra, Marcela Cartaxo e atores regionais.
...