Ji-Paraná na luta contra a dengue
> 20 mil morrem por ano em conseqüência da dengue no mundo
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Delegacia Regional de Saúde de Ji-Paraná, promoveu ontem (19) uma carreata pelas ruas de Ji-Paraná em ocasião do Dia D de Combate a Dengue. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa.
O delegado regional de saúde, João Alexandre, disse que em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença. Essa reintrodução não conseguiu ser controlada com os métodos tradicionalmente empregados no combate às doenças transmitidas por vetores.
Programas com baixa ou nenhuma participação da comunidade, sem integração intersetorial e com pequena utilização do instrumental epidemiológico mostraram-se incapazes de conter um vetor com alta capacidade de adaptação ao ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos. Os mosquitos passaram a se proliferar também em águas poluídas, o que antes não acontecia.
Diante dessa realidade a Semusa e a Delegacia Regional de Saúde convocam toda população para fazer sua parte no combate ao mosquito transmissor da Dengue, não deixando água parada, pneus, fossas e caixas d?água sem tampa em seus quintais. ?Esse é o remédio caseiro que todos podem aplicar contra esse vetor?, afirmou João Alexandre.
TIPOS DE DENGUE - Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.
...