Correio Popular Notícia



SAÚDE
Rondônia ganha reforço no tratamento contra o câncer

Data da notícia: 15/05/2014
Foto:

(Da Redação) A população de Rondônia está ganhando um novo centro de tratamento contra o câncer. Trata-se do Hospital Regional de Cacoal que passa, a partir de agora, a oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços como radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140515-121.jpg[/IMG] De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, a habilitação do Hospital Regional de Cacoal vai reforçar ? principalmente nos municípios da Zona da Mata e Cone Sul -, o tratamento e prevenção ao câncer no estado de Rondônia. Williames Pimentel explicou que a partir de agora, o Estado terá dois pólos de referência em tratamento. Um na capital Porto Velho, o Hospital de Base, via Hospital de Barretos, e Cacoal com o Daniel Comboni e hospital Regional.
De acordo com dados apresentados pelo relatório das ações da Saúde em 2013, o governo de Rondônia investe, anualmente, R$ 18 milhões ? do orçamento próprio ? para complementar os custos de todos os tratamentos oferecidos pelo Estado através do SUS. Pimentel avalia como mais uma grande vitória do governador Confúcio Moura, que vem se empenhando e buscando a cada dia mais apoio da parte da bancada federal, para a ampliação e avanço do tratamento da doença em todo o Estado. A liberação da verba foi publicada na última terça-feira (13), no Diário Oficial da União, sob a portaria 909. Com a publicação da liberação, os recursos já podem ser investidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), afirmou o secretário.

HOSPITAL ? ESCOLA ? O secretário Williames Pimentel destacou, também, a grande estrutura que o Hospital Regional de Cacoal possui, funcionando como hospital-escola. No total, três residências médicas são mantidas pela unidade: pediatria, cirurgia buco-maxilar e clínica geral. Isto, segundo o secretário, comprova que o governo de Rondônia realmente investiu na descentralização, na ampliação e na melhoria da qualidade do atendimento da Saúde em todo o Estado.

SAÚDE - Ainda nesta semana, uma audiência pública para a apresentação das contas da Saúde relativa ao exercício de 2013 foi realizada no plenário da Assembléia Legislativa.
No total, R$ 7 milhões foram injetados pelo Estado, em 2013, na Rede de Atenção Básica, que tem como objetivo fortalecer a atenção básica nos municípios e desafogar os hospitais em Porto Velho. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 11676 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.