Autoridades se reúnem na segunda etapa do Plano de Reconstrução
(Da Redação) A 2ª etapa da Mesa Integradora para elaboração do Plano de Reconstrução e Prevenção de Desastres do Estado de Rondônia acontece hoje,em Porto Velho. Participarão representantes das entidades governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada, a exemplo da 1ª oficina, realizada no dia 8 de maio. ?É hora de seguirmos com a união de forças para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a sociedade civil organizada possam elaborar um plano que, além de reconstruir o Estado, previna contra futuros desastres?, enfatizou o governador Confúcio Moura.
A iniciativa do governo recebe apoio de diversas entidades. Luiz Herman, da Fio Cruz disse que ?a iniciativa do Executivo Estadual, numa escala de zero a 10, merece nota 10?. O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, George Braga, elogiou a iniciativa de entes diversos que elaboraram seus planos. Argumenta, porém, a necessidade de unificar os quatro ou mais planos já existentes, elaborados por diferentes entidades. ?As propostas só se tornarão viáveis, depois que forem incorporadas e aproveitadas de maneira igual, para que não haja divergência, principalmente nos dados estatísticos?. Com esta argumentação o secretário reafirma a importância da Mesa Integradora.
PREJUÍZO - O prejuízo causado pela enchente do Rio Madeira, até o momento, é de 4,2 bilhões de reais, somados todos os prejuízos nos setores públicos e privados. Segundo a Coordenação Geral da Defesa Civil, a quantidade total de pessoas atingidas é de mais 97 mil. Desabrigados e desalojados são cerca 35 mil pessoas. Com informações da Assessoria.
...