Correio Popular Notícia




Ministro da Agricultura promete liberar saída do pescado

Data da notícia: 16/05/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140516-131.jpg[/IMG] (Da Redação) Para conseguir prorrogação no prazo de emissão do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que avalia a qualidade da produção de produtos de origem animal, o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), e o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, participaram de reunião, nesta terça-feira (13), com o ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB). Moreira e o prefeito cobraram uma solução para a venda do peixe no estado, que está proibida sem o SIF.
Segundo Moreira, Rondônia é um grande produtor de peixe em cativeiro e possui apenas dois frigoríficos "sifados" (com selo de inspeção federal), um na cidade de Ariquemes e o outro em Rolim de Moura. O que é insuficiente pata atender toda a produção e a demanda do estado. ?Está sendo construído em Ariquemes um estabelecimento sifado, mas não atende a demanda. Em nome de todos os produtores de Rondônia reivindico uma solução para que o peixe possa continuar sendo vendido com a nota de produtor até conseguirmos nos adequar com essa nova legislação?, solicitou Moreira.
Durante o encontro, foi explicado que a Instrução Normativa 10, de 02 de abril de 2014, que possibilita a rastreabilidade e segurança na certificação quando se comercializa um pescado com SIF em todo território nacional, a responsabilidade por normatizar e oficializar a forma de transporte do pescado de um estado para outro é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Por conta disso, Geller se comprometeu em cobrar do ministro da Pesca, Eduardo Lopes, para resolver o problema. ?Precisamos agilizar isso, não podemos inviabilizar a produção em função de uma legislação capenga?, reclamou. ?Se o problema é nosso, vamos flexibilizar, até adequar a legislação, para que o produtor possa trabalhar?, acrescentou Geller. Com informações de Luciana Andrade/Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1998 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.