Sine realiza Dia D para promover o acesso de portadores de deficiência a vagas de emprego
(Da Redação) A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), através do Sistema Nacional de Empregos ? Sine Municipal, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou na última quarta-feira (29), o Dia D. Um dia de atendimento especial para fazer a intermediação de mão de obra entre empresas e profissionais portadores de deficiência em Porto Velho.
Ao longo do dia, profissionais portadores de deficiência auditiva, visual e física se cadastraram para concorrer a uma das 200 vagas disponibilizadas por 20 empresas instaladas em Porto Velho. ?Essa ação aconteceu apenas na quarta-feira, mas quero destacar que o Sine tem muitas outras vagas disponíveis para portadores de deficiência. Os interessados que não puderam vir no dia D, poderão nos procurar em horário normal de atendimento e faremos o encaminhamento para as vagas disponíveis?, enfatizou Antônio Geraldo Afonso, secretário da Semdestur.
Segundo a auditora fiscal do Ministério Público do Trabalho, Márcia Lobo, que acompanhou o Dia D em Porto Velho, a capital rondoniense tem atualmente 900 vagas para profissionais portadores de deficiência. Os empregos são disponibilizados de acordo com a Lei Nº 8.213/91, artigo 93, que determina que empresas com mais de 100 funcionários devem ter em seu quadro de 2% a 5% de profissionais com deficiência. ?Ações como essa são muito importantes para conscientizar o empregador e promover o acesso dos interessados às vagas. Continuaremos nosso trabalho de fiscalização nas empresas e de apoio ao Sine para difundir as informações necessárias?, disse.
Para Alexandra Araújo, representante de um grupo empresarial do setor Hospitalar em Porto Velho, que disponibilizou 11 vagas, ações como essa são fundamentais. ?Um trabalho como esse é importante para conhecermos onde estão os profissionais interessados nas vagas que temos. Hoje disponibilizamos 11 vagas, mas continuaremos a parceria com o Sine para contratarmos ainda mais?, informou.
O auxiliar administrativo Márcio Botelho, que há seis meses estava desempregado, fez o cadastro e encontrou vagas em três empresas que participaram do Dia D. ?Fiz as entrevistas e fiquei muito interessado em uma das vagas. Agora é torcer e esperar a resposta. Mas se não der certo nenhuma, já sei que no Sine sempre tem vagas já direcionadas para as cotas de deficiente. Será muito mais fácil conseguir emprego procurando por aqui?, acrescentou. Com informações de Malu Calixto ? Assessoria.
...