Correio Popular Notícia



TRAGÉGIA
Ponte cai e isola municípios do Vale do Guaporé

Data da notícia: 06/06/2014
Foto:

(Da Redação) Mais uma vez os municípios do Vale do Guaporé pagam o preço do descaso do governo federal, em especial o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre). Desta vez foi a ponte sobre o Rrio Xaputaia, próximo a São Miguel do Guaporé que não suportou o peso de uma carreta tipo bi-trem e foi abaixo, quase causando uma tragédia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140606-141.jpg[/IMG]A ponte fica localiza a 14 quilômetros da cidade de São Miguel do Guaporé e serve como o único meio de acesso entre as cidades de São Miguel e Alvorada e não suportou o peso da carreta e desabou. Segundo o motorista tudo aconteceu muito rápido ele só ouviu um forte barulho e quando percebeu a carreta já estava indo pra dento do rio, o motorista conseguiu escapar ileso do acidente pois o mesmo já havia ultrapassado parte da carreta na ponte, com tudo desabou , no local não é possível realizar a travessia nem a pé.
A carreta Scania, conduzida por Nelson Behenck da cidade gaúcha de Três Cachoeiras, carregada de pranchas de madeira saiu de Costa Marques de madrugada com destino ao sul do país, mas ao chegar ao Rio Xaputaia, por volta das 09h30 da manha da última quarta-feira (04), passou a cabine e parte da carroceria, porem, a ponte cedeu e a parte traseira do veículo caiu no vazio. Segundo o motorista Nelson, o susto foi grande uma vez que tudo parecia normal e a viagem transcorria tranquila.
O condutor da carreta lembra que até 17h de quarta-feira, ninguém do Dnit teria entrado em contato com o mesmo e nem apareceram para oferecer alguma ajuda para tirar o veículo. Estiveram no local alguns funcionários que fotografaram, mas evitaram contato com o mesmo. Nem sequer providenciaram sinalização no local.
Ainda conforme o motorista, depois do acidente chegaram alguns funcionários da empreiteira que estava reforçando a estrutura da ponte, mas que por terem derrubado um equipamento no rio, deixaram a estrutura enfraquecida, sem sinalização e foram para São Miguel do Guaporé, por isto, acredita que sem parte das escoras a ponte não tenha suportado. Nelson afirmou que não estava com excesso de carga.
A situação está bastante complicada, uma vez que o único desvio possível é uma volta de aproximadamente 25 quilômetros, através da Linha T 02, e linha 86 Norte, ambas da malha viária municipal de São Miguel do Guaporé que também se encontra sem manutenção e, portanto em estado precário. Inclusive com uma ponte que não oferece condições de trafego a veículos tipo caminhão, levando risco de vida a quem se arrisca atravessá-la.

PROVIDÊNCIA URGENTE - O deputado José Lebrão (PTN) pediu providências urgentes na manhã de ontem (05) à diretoria do Dnit em Porto Velho, no sentido de providenciar um reparo emergencial na ponte sobre o Rio Xaputaia, entre os municípios de São Miguel e Alvorada do Oeste. Segundo Lebrão, uma medida emergencial tem que ser tomada de imediato pelo Dnit, já que a ponte fica numa área estratégica da BR 429 e, sem tráfego, deixa toda a região do Vale do Guaporé isolada, obrigando os motoristas e moradores da região se deslocarem por Rolim de Moura, o que é inviável. O deputado Lebrão disse que espera uma solução rápida por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, já que a economia de toda uma região está prejudicada. O parlamentar pediu ainda à diretoria do departamento que faça uma revisão nas estruturas das demais pontes da região para que outros acidentes como o de hoje sejam evitados. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1660 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.