Rondônia apresenta redução nos Ãndices de criminalidade
De acordo com dados estatÃsticos do Núcleo de Análise e EstatÃstica (Naec), da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), nos quatro primeiros meses de 2014, Rondônia teve redução na maioria dos crimes cometidos em grande parte dos municÃpios do Estado, em relação aos quatro primeiros meses de 2013.
No interior de Rondônia o Ãndice de furto consumado teve redução de 19,8%. Em Porto Velho a queda foi de 24,5%. Os municÃpios de Urupá e Colorado do Oeste apresentaram queda de 50%. Ao todo, foram 29 municÃpios que reduziram os números nessa prática de crime.
Para o crime de furto de veÃculos, Porto Velho apresentou uma queda considerável de 34,8%, sendo que em todo o Estado o Ãndice foi de ?18%. Outro crime que teve redução foi o de roubo, com queda de 10,1%, na capital, e de 8,4% em todo o Estado.
Roubo de veÃculos em Porto Velho também teve considerável redução de 27,1%. No interior, a queda é de 22,2%, e em todo o Estado a diferença é de 25,9% para menos. Candeias do Jamary, Espigão do Oeste, Alvorada do Oeste e Nova Mamoré apresentaram os maiores Ãndices de redução nesta prática, com 100% de queda.
Monitoramento
O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, justifica a redução dos números com as ações das PolÃcias Militar e Civil, reforçando o patrulhamento nas regiões que apresentavam altos Ãndices de criminalidade, com base nos relatórios de monitoramento da inteligência e estatÃsticas realizadas pela Sesdec.
?O Governo do Estado não tem medido esforços para investir na segurança pública de Rondônia, com renovação de quase 100% da frota de viaturas, mais modernas e eficientes para o serviço operacional, além do investimento na valorização profissional, com capacitação e promoção dos nossos policiais?, declarou.
Vale do Jamari
Para o secretário, os principais crimes praticados na região do Vale do Jamari são relacionados a conflitos agrários. ?Para combater esses crimes implantamos a patrulha rural, uma nova modalidade de policiamento, porém sabemos que o primordial seria uma boa polÃtica de reforma agrária, algo que foge de nossa responsabilidade?, disse Reis.
Reis lembrou ainda que, policiais da Força Nacional de Segurança Pública ainda estão na região do Vale do Jamari com operações em conjunto com a PolÃcia Militar e Civil, e, que permanecerão na região até que se consiga normalizar as principais práticas de crimes registrados.
Fonte: Decom - Governo de Rondônia
...