NOTAS DOS MUNICÍPIOS
JARU I
Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado na última quinta-feira (05) a prefeitura de Jaru, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação realizou uma série atividades com orientações sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. A programação teve inicio na noite de quarta-feira (04) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru - ACIJ, com palestras que abordaram a Drenagem e Águas Pluviais, Extinção do Lixão e Consórcio Intermunicipal de Saneamento Central de Rondônia ? Cisan Central.
JARU II
O evento contou com a participação de acadêmicos da Unicentro e Unopar, além de representantes da sociedade civil organizada. A programação continuou ao longo de toda quinta-feira (05) com palestras e oficinas sobre o meio ambiente com os alunos de 6º ao 9º da rede municipal de ensino no Centro de Convenções na Linha 605. O encerramento das atividades aconteceu ontem (06), com Pit Stop e distribuição de mudas na Avenida Padre Adolpho Rohl. A prefeita, Professora, disse que a preservação do meio Ambiente é algo que deve estar aliado a educação ambiental, ela acredita que a conscientização da sociedade é fundamental no processo.
FIM DOS LIXÕES
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2010, todos os municípios brasileiros são obrigados a extinguir os lixões a céu aberto até agosto de 2014. Em cumprimento a Lei, a prefeitura de Jaru aderiu ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Central de Rondônia ? Cisan Central, e destinará todos os resíduos produzidos no município e nos seus distritos para o aterro sanitário de Ariquemes. O consórcio contempla, além da destinação do lixo, a execução do plano de gestão de resíduos.
ROLIM DE MOURA
O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu na Justiça uma decisão liminar que obriga a prefeitura de Rolim de Moura a recuperar os veículos escolares. O MPF entrou com a ação de improbidade administrativa contra ex-prefeita Mileni Mota porque constatou que, embora o município tenha recebido recurso para a manutenção da frota escolar, os veículos estavam em péssimo estado. Na ação, o MPF também pediu que a Justiça condenasse a prefeitura de Rolim de Moura a fazer a recuperação dos ônibus escolares. A pedido do MPF, foi realizada uma inspeção judicial nos veículos escolares que comprovou a falta de vidros nas janelas, poltronas com estofamentos rasgados, pisos danificados, para-choques quebrados, bem como alguns ônibus encostados no pátio da Secretaria de Obras no Município, por falta de poltronas.
...