Correio Popular Notícia



TRADIÇÃO
Festa do Divino completa 120 anos no Vale do Guaporé

Data da notícia: 10/06/2014
Foto:

(Da Redação) Em 1893, Manoel Fernandes, Antônio Gomes, Demóstenes e outros irmãos, se reuniram na Ilha das Flores com o objetivo de irem buscar a réplica da Coroa do Divino Espírito Santo lá em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), no mês de julho daquele ano, a comitiva se deslocou em um batelão a remo, até Vila Bela. Quando retornaram no mês de agosto, realizaram um encontro com as comunidades de Morrinho, Tarumã e Rolim de Moura do Guaporé e decidiram realizar o sorteio para escolher qual delas, seria a primeira a realizar a festa, quem ganhou foi Rolim de Moura.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140610-141.jpg[/IMG] O bispo Dom Diniz autorizou o Padre Serrano Blanco a se deslocar de São Joaquim (Bolívia), para rezar a missa em Rolim de Moura, o que aconteceu no dia 20 de maio de 1894. No outro dia, após a festa do Divino, era festejado São Benedito e então os irmãos se reuniram com o Padre e firmaram o documento que dizia: Aonde nascesse uma capela no Rio Guaporé, a Festa do Divino Espírito Santo passaria a acontecer. Essa história, o membro da Irmandade conhecido como Chico Território (prefeito de Costa Marques), passou para o governador Confúcio Moura na tarde do último sábado (7), sentado num banquinho, embaixo das árvores que ficam nas proximidades da Igreja do Divino Espírito Santo, em Rolim de Moura do Guaporé.
Com a escolha do Imperador e da Imperatriz que assumirão a coordenação da Festa no próximo ano (2015) em Pimenteiras, foi encerrada no último domingo 08, a 120ª Festa do Divino Espírito Santo que este ano aconteceu em Rolim de Moura do Guaporé, Distrito de Alta Floresta. O governador Confúcio Moura, acompanhou toda programação religiosa, que começou com a Romaria, que vai às residências da Imperatriz. Alferes da Bandeira, Imperador e Mestre do Mastro convidando-os a participar do levantamento do Mastro com a Bandeira do Divino, em frente à Igreja, ato que aconteceu por volta das 20h. O mastro um açaizeiro de 20 metros, pintado nas cores, vermelha, azul e branca, de acordo com a tradição, tem que ser escolhido e derrubado 15 dias antes do seu levantamento, apenas os romeiros homens podem conduzi-lo.

DEVOTO ? O prefeito Chico Território chamou a atenção das pessoas presentes ao dizer sobre a participação devota do governador. ?Devo lembrar aos senhores, que o Confúcio Moura muito antes de ser governador, participa da Festa do Divino como devoto, já chegou até a carregar o Mastro?.
O governador esclareceu que quando era deputado federal, certa vez assisti a festa em Costa Marques e a maneira como os devotos se portavam lhe tocou muito. ?O Chico Território puxa um Pai Nosso muito bonito, diferente do tradicional, é uma festa emocionante realizada pela comunidade, sem infiltração de gente estranha; desde então, passei a frequentar, falhei uns anos quando era prefeito, mas como governador, tenho acompanhado todas em todas as comunidades?, ressaltou o governador.
No ano passado em Pedras Negras, lembra Chico Território, ele notou que o governador estava bastante emocionado. ?Confúcio não resistiu e se meteu no meio dos romeiros carregando o Mastro?, destacou o prefeito. No último domingo (8), após assistir a Missa Celebrada pelo Padre Edmilson, pároco da comunidade do Vale do Guaporé, o governador foi procurado por membros das comunidades do Vale e anotou as reivindicações de cada um, prometendo, dentro do possível, atendê-los. Logo após retornou a Porto Velho. Com informações de Silvio Santos ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1864 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.