Correio Popular Notícia



EVENTO
Ministro virá para seminário sobre avicultura

Data da notícia: 21/06/2014
Foto:

(Da Redação) O ministro da Agricultura, Neri Geller, abrirá neste sábado (21) a partir das 15h, no Parque de Exposições de Espigão do Oeste, o 1º Seminário sobre avicultura do Estado de Rondônia, promovido pela Globoaves e Associação rural do município. Participa também do evento o governador Confúcio Moura e outras autoridades.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140621-131.jpg[/IMG] Neri Geller é o primeiro ministro que visita Espigão do Oeste, ao longo de seus 33 anos de emancipação política e administrativa. Ele vai conhecer a potencialidade do município que abate 50 mil frangos/dia, gerando 620 empregos diretos para atender os estados de Rondônia, Acre, Roraima e Manaus. O objetivo do evento é a discussão de políticas públicas e apresentação de linhas de financiamento para a produção de aves no estado.
Com um plantel de 1,5 milhões de frangos em campo, uma produção de cinco mil toneladas de ração ao mês, consumindo uma média de 3.800 toneladas de milho/mês e 1.400 toneladas de farelo de soja ao mês, a Globoaves projeta produzir e abater 100 mil frangos/dia, aumentando para 1.200 o número de empregos diretos.
Na atualidade existem implantados quatro núcleos de matrizes com um plantel de 120 mil galinhas de postura com uma produção de 2,8 milhões de ovos/mês e uma produção de 1,5 milhões de pintainhos ao mês. Serão mostradas ao ministro as dificuldades encontradas pelo grupo que tem projetos para expandir a avicultura no Estado e conseguir apoio junto às instituições financeiras, uma vez que essa atividade resume-se quase que exclusivamente à agricultura familiar.

EXPECTATIVA - O presidente da Associação Rural de Espigão do Oeste, Valter Gonçalves falou da importância da vinda do ministro Neri Geller, para debater a avicultura tendo a região oeste do Estado como referência e a Globoaves apresentando planos e projetos para montar novas estruturas com altos investimentos. O município de Espigão do Oeste, localizado na divisa com o Estado de Mato Grosso, com 4.518 quilômetros quadrados, numa região privilegiada pelo clima ameno, é composto, em sua maioria por pequenas propriedades rurais, conforme relata a gerente regional da Emater, Cristiane Abid Mundin. O rebanho bovino ali é de 360 mil cabeças e uma produção de leite de 90 mil litros/dia. A piscicultura, ao lado da avicultura, da bovinocultura, da produção de leite e culturas de subsistência, também é destaque em Espigão do Oeste. Segundo Cristiane, a Emater oferece assistência técnica aos 82 piscicultores da Associação de Piscicultura daquele município, que produzem 200 toneladas de pescado por ano. Com informações de Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 1293 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.