Programa Mais Médicos é avaliado por secretários municipais de saúde
O secretário municipal da Saúde (Semusa) do municÃpio de Porto Velho, Domingos Sávio, junto a outros secretários municipais de saúde do estado de Rondônia, participou na quinta-feira (26) do seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no auditório do Tribunal de Justiça. Como objetivos do evento estão avaliar a caminhada estadual do programa federal Mais Médicos, apresentar por parte da Sesau os impactos verificados com a implantação do programa e promover um grande debate sobre os avanços do programa nas diversas regiões do estado.
De acordo com o secretário, a chegada dos médicos estrangeiros em Porto Velho provocou grandes mudanças no panorama dos atendimentos no municÃpio. ?Recebemos 27 médicos cubanos, que estão atendendo nos 13 distritos do municÃpio. Outros 15 médicos cubanos estão trabalhando diretamente com comunidades indÃgenas. A população tem sido especialmente atendida com relação ao programa Saúde da FamÃlia, porque os cubanos são especialista nesse tipo de atendimento à população. Quanto aos serviços nas comunidades indÃgenas, embora essa tarefa seja da competência do Governo Federal, a melhoria no atendimento se reflete também nas unidades municipais de saúde, porque as desafoga de alguma forma. Assim, independentemente de questões polÃticas, acho válido elogiar esse programa e cooperar no que for possÃvel para que ele continue a trazer transformações positivas para a área da saúde nos municÃpios?, afirmou.
O evento aconteceu ao longo da quinta-feira e contou com a presença de Alexandre Medeiros de Figueiredo, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, que veio a Porto Velho com a missão de representar Ademar Arthur Chioro dos Reis, ministro da Saúde. Com informações de Renato Menghi/Assessoria.
...