Ji-Paraná supera meta de vacinação contra rubéola
(Samira Lima) Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) sobre a campanha de vacinação contra a rubéola dizem que Ji-Paraná atingiu a meta de imunização de homens e mulheres contra a doença. A campanha, que teve início em nove de agosto deste ano, atendeu 100% do público feminino e 96,84% de homens no município.
Segundo a coordenadora regional do setor de epidemiologia e imunização, Rabia Habib Kmeih, Ji-Paraná foi uma das cidades com maior taxa de imunização. ?Vacinamos 21.325 mulheres e 19.082 homens de 20 a 39 anos na cidade. A meta de 95% estipulada em um pacto internacional pelo Ministério da Saúde foi ultrapassada em Ji-Paraná?, afirmou.
Rabia relatou que, dentro do Estado, as cidades de Costa Marques, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari e Urupá ainda não alcançaram a porcentagem necessária de pessoas imunizadas e irão estender o tempo da campanha até o fim de dezembro. A diretora explicou que grande parte desse déficit é causada pelo fato dos homens não procurarem os postos de vacinação. ?A população masculina acha que não contrai o vírus da rubéola, por isso não se preocupam em tomar a vacina?, finalizou.
RUBÉOLA ? É uma doença infecciosa causada por vírus (classificado como um togavirus do gênero Rubivirus), que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância. Trata-se de uma doença benigna com sintomas como febre, ?rash? (manchas tipo ?urticária? na pele) que duram aproximadamente três dias e ínguas. Pode tornar-se grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre.
...