Correio Popular Notícia




Falta do Cartão do SUS prejudica atendimento no HM em Presidente Médici

Data da notícia: 08/07/2014
Foto:

(Da Redação) Os pacientes que são atendidos no Hospital Municipal de Presidente Médici, na recepção, se deparam com um cartaz informando que é obrigatório que os atendidos estejam portando o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para que o procedimento seja realizado com sucesso. Contudo, dos cerca de 150 pacientes que são atendidos diariamente no HM 10% ainda não possuem o cartão. E, segundo funcionários do hospital, isto gera dificuldades no atendimento, pois o Ministério da Saúde determina que em casos assim, o atendimento não deve ser feito.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140708-141.jpg[/IMG] O Cartão SUS, ou Sistema Cartão Nacional de Saúde, é um cartão magnético criado pelo governo para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). O diretor do HM, Lourival de Freitas disse que o cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.
?Aqui em Médici nós realizamos os atendimentos, mas o fazemos em desobediência e sabendo que isso acarreta em prejuízos ao município, pois o valor gasto na consulta, na entrega de medicamentos e em outros procedimentos feitos aos pacientes, não é ressarcido pelo ministério da saúde, assim sendo o valor gasto está sendo reposto pela prefeitura??, ressaltou Lourival de Freitas.
ONDE FAZER O CARTÃO - O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer o seu, basta se dirigir até ao centro de saúde Apolônia Rossi Javarini (próximo ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver). O cartão SUS é feito pelo funcionário da unidade de saúde em poucos minutos através do Cadweb. Depois de feito o cadastro, o cidadão recebe seu cartão que terá impresso o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. Com informações de Leandro Pereira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1877 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.