Correio Popular Notícia



TURISMO
Complexo Madeira-Mamoré estará limpo essa semana, diz prefeitura

Data da notícia: 22/07/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140722-121.jpg[/IMG] (Da Redação) O complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estará limpo essa semana. A informação é do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Christian Camurça. Um mutirão de limpeza voltou a trabalhar no local no último sábado (19). Servidores da prefeitura, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com o apoio do Exército brasileiro, realizarão os serviços durante todo o final de semana. A limpeza começou no dia 11 de junho.
Os galpões, locomotivas, trilhos e toda a parte externa do complexo turístico, que é tombado como patrimônio cultural, foram tomados pelas águas durante a cheia histórica do Rio Madeira, em Rondônia, entre dezembro de 2013 e março deste ano. "A maior dificuldade aqui é que não podemos danificar esse patrimônio. Então estamos com máquinas menores, tomando todo o cuidado, seguindo o pedido do Iphan [Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Se pudéssemos usar outros equipamentos, a limpeza seria mais rápida", informa Christian, explicando o motivo da demora para que a área seja revitalizada.
Neste fim de semana, trabalharam no local para retirar a areia, lixo e demais entulhos três caminhões pipa, uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, dois 'tatuzões' (limpa-fossa) e dois 'bobiquetes' (mini-retroescavadeiras). Além da limpeza, serão colocadas lixeiras, o terreno será roçado, as pinturas serão refeitas e, futuramente, ainda serão recuperadas peças e máquinas que não puderam ser retiradas dos galpões durante as enchentes.

REVITALIZAÇÃO - Nesta terça-feira (22), haverá uma reunião entre a prefeitura, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e representantes da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, para discutir a revitalização total do Complexo Madeira-Mamoré. No encontro, marcado para as 10h30 (horário local), na sede do MP, serão definidas as ações e as responsabilidades para a recuperação das locomotivas e para que a Maria Fumaça esteja funcionando novamente até o dia 2 de outubro, quando será comemorado o centenário de Porto Velho. Até a data, a expectativa é liberar o trecho que vai até o mercado do peixe. Com informações do G1 Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 11151 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.