JIPA NOTAS
Caminhada
A terceira edição da Caminhada Passos que Salvam foi lançada recentemente em Ji-Paraná. A expectativa é de que aproximadamente 200 municípios do país participem da ação, que será no dia 23 de novembro e é realizada pelo HCB, com apoio do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC).
Passos que Salvam
A caminhada tem como finalidade despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, além de divulgar para a população quais são os sinais e sintomas da doença que muitas vezes são confundidos com os de outras enfermidades. ?Temos o intuito de despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e de divulgar a pais e professores quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves?, ressaltou a coordenadora Naima Khatib.
Kits
Para participar da caminhada a pessoa deve adquirir um kit, que é composto por uma camiseta, boné e um cadarço, no valor de R$ 25,00. A cor deste ano será a verde. Toda a arrecadação da venda dos kits será para o Hospital de Câncer Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os kits começarão a ser vendidos no mês de agosto da sede do GAPC e em diversos pontos do município.
Teatro
A Fundação Cultural de Ji-Paraná programou para o próximo dia (29), às 19h30, o espetáculo Teatral ?As Nove Luas? da Cia de Artes Fiasco. Dirigida pelo dramaturgo Fabiano Barros, ela vem se dedicando desde 2001 às pesquisas nas áreas de Teatro, Dança e Performances. O trabalho se apoia nas mais diversificadas experimentações, focando a realidade do cotidiano amazônico, desenvolvendo uma investigação sustentada nos vários cenários étnicos e respeitando a realidade e o imaginário dos povos concentrados na presença do artista considerado a essencial ferramenta para o fazer artístico da companhia.
?As Nove Luas?
A peça ?As Nove Luas? propõe estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia indígena a partir da ?lenda do boto?, e como essa mitologia serve para justificar abusos sofridos por meninas ribeirinhas. O trabalho permite dialogar esses universos com a estética do teatro contemporâneo criado a partir de relatos reais em uma encenação singular no intuito de instigar a reflexão sobre essa realidade.
Acijip
A Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) comemora 30 anos neste mês de julho e para festejar a data, que é de suma importância para a categoria empresarial, foi promovido na noite da última quarta-feira (23) um coquetel. O evento realizado na sede da Acijip contou com a participação dos ex-presidentes e diretores, da diretoria atual, convidados especiais e imprensa.
Data especial
?É uma data muito especial, de lutas e conquistas para a Associação Comercial que a gente vem seguindo e trilhando um caminho de sucesso cada vez mais. Durante esses 30 anos, a Associação vem sendo representada em vários eventos de suma importância para o desenvolvimento do nosso estado?, enfatiza o presidente da entidade, Hugo Araújo.
Posto de Saúde
Foi entregue no último dia 23 à comunidade do bairro Primavera mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada e climatizada. O local é responsável pelo atendimento diário de aproximadamente 130 pessoas, que utilizam os serviços de dois médicos, clínico geral, e duas enfermeiras. Além do atendimento de consultório dos médicos, nesta UBS são realizados testes rápidos de HIV, Papanicolau (preventivo de câncer do colo de útero), pré-natal e possui farmácia para distribuição de medicação gratuita.
Investimento
Não só a população do bairro Primavera será beneficiada com as novas instalações desta UBS, mas também a população dos bairros Jardim Flórida e Novo Flórida. No total foram investidos aproximadamente R$ 230 mil entre reforma do prédio, aquisição de novo mobiliário, equipamentos e climatização.
Assistência
Com o objetivo de prestar auxílio, promover assistência, esclarecimentos e orientações aos doentes de câncer e suas famílias, foi fundado em 10 de novembro de 2007 o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC), que é uma entidade pública, legalmente constituída. ?O GAPC surgiu através de um grupo de pessoas que tinham parentes doentes e resolveram se ajudar mutuamente?, comentou a presidente do Grupo, Georgia Lucena.
Atendimento
O atendimento é realizado em uma sala atrás do Hospital Municipal, que foi doada pela prefeitura, na rua Rio Solimões, n° 1279, no bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná. O atendimento é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, e na sexta-feira das 8h às 11h30.
GAPC
Segundo a secretária do GAPC, Sônia Barbosa, as pessoas acometidas pelo câncer devem procurar o Grupo e levar o resultado da biópsia, documentos pessoais e cartão do SUS. ?Mandamos um e-mail com as informações para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) ou para o HCB em Porto Velho (Barretinho), onde uma equipe analisa e marca a consulta. A pessoa receberá a data da consulta em aproximadamente quatro dias?, informou Sônia Barbosa, ressaltando que o GAPC não tem condições de pagar as passagens e despesas. ?As pessoas que não tem condições de arcar com estes custos são encaminhadas para a equipe do Tratamento Fora do Domicílio (TFD)?, disse.
Casa de Apoio
As pessoas que vão para Barretos, segundo a presidente e a secretaria, recebem um encaminhamento e ficam hospedadas na Casa de Apoio, que oferece espaço para 30 pessoas. ?Em 2013, encaminhamos 121 pessoas para a Casa de Apoio e neste ano, até o último dia 17, encaminhamos 52 e pelo TFD 32 pessoas. Os tipos de câncer registrados com maior frequência em Ji-Paraná são no fígado, estômago, útero e intestino?, informaram.
...