Trabalhador rural poderá fazer documentos gratuitamente
(Ronivaldo Moreira) A partir de segunda-feira (1) será realizado na região de Ouro Preto o Mutirão de Documentação do Trabalhador Rural. O objetivo é oferecer à comunidade rural, alguns dos quais moram em lugares de difícil acesso, a possibilidade de fazer seus documentos pessoais.
O mutirão é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Incra, a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura (Semece), e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Os produtores rurais terão a oportunidade de fazer seus documentos civis básicos como: Registro de nascimento (1º via até 12 anos de idade), carteira de trabalho (para quem tiver 14 anos completos), CPF, Inscrição no registro do INSS, Inscrição para o Passe Livre Interestadual (para idosos com 60 anos completos) e intermunicipal (para idosos com 65 anos completos). Além destes, serão oferecidos serviços de xérox e fotos 3X4. Todos estes serviços serão prestados gratuitamente e exclusivamente aos moradores da zona rural.
Para emissão da carteira de trabalho e inscrição no registro do INSS é necessário levar original da certidão de nascimento ou casamento. Para emissão do CPF os homens deverão apresentar o título de eleitor.
...