Correio Popular Notícia




Ji-Paraná tem Centro de Diagnóstico em Audiologia

Data da notícia: 08/08/2014
Foto:

(Da Redação) A perda auditiva é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Cerca de 5,2% da população brasileira possui deficiência auditiva que interfere na comunicação diária. Pensando em melhor atender pacientes com problemas de audição, o Centro de Diagnóstico em Audiologia (C.D.A) chega em Ji-Paraná comprometido em atender as expectativas de seus pacientes que procuram cuidar da sua audição.
Formado há 12 anos em fonoaudiologia, o fonoaudiólogo responsável pelo Centro, doutor Márcio Mariano, inaugurou a menos de um mês a clinica e está trazendo muitas novidades para Ji-Paraná. Márcio falou de sua mudança para Ji-Paraná após 12 anos trabalhando no hospital Santa Marcelina, em Porto Velho. ?O campo de Porto Velho já está ficando muito saturado então resolvi trazer o Centro para Ji-Paraná com o intuito de trazer equipamentos especializados em diversos exames que vão tratar e prevenir os distúrbios ligados a audição e ao equilíbrio?, disse Márcio.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140808-152.jpg[/IMG] Para a identificação de qualquer alteração auditiva são necessários exames que tenham como finalidade a avaliação funcional da audição como forma de identificar qualquer tipo ou grau de perda auditiva. Márcio investiu na qualidade, trazendo exames de audição completo para avaliar cada parte da audição. O centro oferece também o exame completo de vectoeletronistagmografia, que é o exame para diagnosticar a labirintite, doenças do labirinto. ?Temos a cadeira mais moderna do mercado que agiliza os exames transformando um exame demorado em um exame de no máximo 40 minutos?, disse o fonoaudiólogo que lembra que a cadeira moderna é a única do estado de Rondônia.

SINTOMAS ? O fonoaudiólogo falou sobre alguns sintomas que podem ser percebidos por uma pessoa que desconfia estar com algum problema de audição ou de labirintite. ?A pessoa que sentir alguma queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca, pode ser um caso de labirintite. Às vezes a pessoa tem um zumbido no ouvido e não sabe que aquilo pode ser algo grave. Procure um otorrinolaringologista que após consulta irá indicar os exames que serão realizados com o fonoaudiólogo?, disse Márcio.

CUIDADOS ? O doutor Márcio também falou sobre os cuidados que podem evitar problemas na audição. ?É muito importante cuidar da sua audição em várias fases da vida, evitando exposição a ruídos, evitando o uso de telefone com fone de ouvido, como outros cuidados com o cotonete que empurra a cera para dentro do ouvido e até um mergulho profundo pode ser perigoso, pois a pressão pode estourar o tímpano. Pequenos cuidados podem gerar uma audição saudável por muitos anos?, disse o especialista.

TESTE DA ORELHINHA ? Uma das preocupações do fonoaudiólogo é trazer para Ji-Paraná o Teste da Orelhinha que é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do bebê. Um aparelho eletrônico é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. ?Quero trazer para Ji-Paraná o teste da orelhinha, pois qualquer problema auditivo diagnosticado com antecedência será muito mais fácil o tratamento?, disse Márcio. A Lei 12.303/10 obriga todos os hospitais e maternidades do país a realizarem o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências. Caso a mãe queira realizar o exame, avise o pediatra logo na primeira consulta. Ele deverá encaminhar o bebê para os locais que podem ser realizados o exame.

Fonte:






Noticia vista 11406 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.