Correio Popular Notícia



Hanseníase
Campanha de prevenção percorre escolas

Data da notícia: 14/08/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Está acontecendo durante todo o mês de agosto nas escolas públicas municipais a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmitiase (verminoses), desenvolvida em Ji-Paraná pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Deverão ser atendidas cerca de 15 mil crianças. De acordo com Scharley Cristiano, enfermeiro e diretor da Divisão de Programas Estratégicos, o objetivo deste trabalho é detectar novos casos de hanseníase e realizar a prevenção através da divulgação de informações sobre a doença.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140814-151.jpg[/IMG] ?Com orientações dos profissionais de saúde estão sendo entregues fichas de autoimagem para que os jovens respondam a perguntas sobre manchas na pele, dormência e coceira no corpo. Através dessas respostas, o profissional de saúde poderá encaminhar, ou não, a criança para a Unidade Básica de Saúde mais próxima?, disse Scharley, complementando que em relação às verminoses, as crianças estão sendo medicadas com albendazol, dose única.
As equipes que estão visitando as escolas são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos agentes comunitários de saúde. ?Estamos obtendo bons resultados no desenvolvimento da campanha, porém, alguns profissionais da educação, por falta de esclarecimento, estão enviando as crianças com sintomas direto para a Unidade Básica de Saúde Padre Adolfo Rohl. Porém, o município já descentralizou o atendimento. Agora, todas as UBS possuem profissionais capacitados para receber as pessoas com sintomas de hanseníase?, explicou o enfermeiro.A Semusa realizou a descentralização do atendimento para que haja maior conforto da população e que aqueles que necessitam de tratamento possam realizá-los próximo às suas residências.
SINAIS E SINTOMAS ? Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas. Alguns dos sintomas são os seguintes: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; Área de pele seca e com falta de suor; Área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas; Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde; Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés); Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; Edema ou inchaço de mãos e pés; Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos; Úlceras de pernas e pés e Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Fonte:






Noticia vista 11453 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.