Casa do Papai Noel tem foco na reciclagem
> Cerca de 30 funcionários trabalham há um mês na confecção dos enfeites da Casa
(Samira Lima) Será aberta hoje (29), a partir das 20h30, a temporada de visitação à Casa do Papai Noel. Fundada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ji-Paraná (AMNPJ), a Casa, que está em funcionamento há 11 anos, é decorada anualmente com temas diversos e recebe anualmente centenas de pessoas, inclusive de outros municípios.
A presidente da AMNPJ, Angélica Coleto, explicou o porquê da criação da Casa. ?Além do objetivo comercial, tínhamos em mente também a causa social. Trabalhamos o turismo comercial e a fantasia das crianças, que a cada dia dura menos?, salientou. A Casa do Papai Noel foi construída com verba provinda de doações de empresários, que segundo Angélica, são grandes parceiros da Associação.
DECORAÇÃO - O tema da ornamentação deste ano é o meio-ambiente. A Casa foi toda decorada com enfeites produzidos por artesãos de Ji-Paraná, que usaram como matéria-prima garrafas pet, arame e madeira de demolição. Cerca de 30 funcionários estão trabalhando há um mês na Casa, desde eletricistas até jardineiros.
O intuito da decoração em material reciclável é conscientizar a população quanto à sustentabilidade. ?Estamos fazendo nossa parte. Dentro da Casa, teremos pessoas orientando os visitantes a respeito do tempo que materiais como plástico e vidro demoram a se deteriorar quando jogados na natureza?, afirmou. Dentro da Casa, haverá o Loft do Papai Noel, com móveis feitos em madeira reutilizável, construídos pela designer Valéria Totti.
A Casa do Papai Noel terá uma árvore de Natal diferenciada. Serão 180 garrafas pet que terão a função de horta. Angélica disse que serão plantadas hortaliças nesses recipientes que formam a árvore. Quando passarem os festejos natalinos, as mudas serão doadas para alguma escola do município. ?Ainda não resolvemos qual instituição de ensino receberá a horta, mas queremos uma que já tenha algum trabalho voltado para o meio-ambiente em execução?, finalizou.
...