NOTAS DOS MUNICÍPIOS
JARU I
A prefeita, Professora Sônia, assinou na manhã da última sexta-feira (29) um termo de cessão em que autoriza a transferência de equipamentos agrícolas para a Associação dos Produtores Rurais do Beira Rio (ASPROBER) da Linha 632. A ASPROBER receberá um trator agrícola e uma grade aradora hidráulica. De acordo com a prefeita, apoiar a agricultura familiar por meio das associações rurais uma ferramenta importante para aquecer a principal fonte de economia do município. ?Se queremos um município forte e na rota do crescimento, precisamos investir na agricultura, dando condições para que o homem do campo produza mais?, destacou a prefeita.
JARU II
Responsável por intermediar o processo que garantiu os equipamentos para a ASPROBER, o vereador Benildo Márcio da Silva, disse que é necessário dar condições para que o homem do campo continue produzindo, evitando dessa forma o êxodo rural. No ano passado a ASPROBER recebeu também por meio de comodato, 01 freezer 500 litros com duas tampas, uma roçadeira, uma despolpadora e uma seladora, o material é proveniente de emenda parlamentar. Para o presidente da associação, João Chem, os equipamentos alavancarão a produção, além de contribuir no fornecimento de insumos para o Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA.
PORO VELHO I
Por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), a prefeitura de Porto Velho iniciou na tarde da última quinta-feira (28), o asfaltamento das ruas no entorno do Terminal Hidroviário, na região conhecida como ?Cai N?água?. Os trabalhos no local começaram na terça-feira (26), com retirada de entulhos e preparação de base. Chefe de campo da Semob e líder da equipe, Roane Freire, disse que após retirar o restante da sujeira deixada pela enchente, utilizando retroescavadeiras e caçambas, taparam os buracos com ?pedra rachão? e depois compactaram com auxílio de rolo compactador. ?Essas pedras vão garantir a sustentação do solo para aplicação da massa asfáltica?, explicou.
PORTO VELHO II
O trabalho será concluído neste sábado (30), e segundo Freire, o objetivo é recuperar o trecho deteriorado pela enchente e garantir acessibilidade do público ao Terminal Hidroviário. Com isso, a prefeitura também garante mais segurança e tranquilidade às pessoas que precisam viajar de barco ou que chegam na capital rondoniense nas embarcações. De acordo com o administrador do Terminal Hidroviário, Gabriel Bruxel, dentro de dez dias, se tudo ocorrer como o planejado, será concluída a reforma na parte terrestre do terminal. O próximo passo será a recuperação da estrutura naval (flutuante).
PORTO VELHO III
Afirma que foi danificado um dos cabos de aço que dá sustentação e a capa termo asfáltica no local por onde passam os veículos. Também é necessário fazer o tratamento térmico no flutuante 2. ?Isso significa que é preciso substituir a água que garante o equilíbrio da peça por pedras ou areia?, observou. Depois da reforma, a estrutura precisa receber o certificado de que está apita a ser utilizada novamente, além de autorização da Marinha para operar. Bruxel afirma que a prefeitura está fazendo todo esforço possível para que o Terminal Hidroviário seja liberado ao público, em plenas condições de uso, o quanto antes possível.
...