Ano de 2009 terá 11 feriados em dias úteis
(Redação) No próximo ano, onze feriados nacionais serão em dias úteis. Isso significa mais descanso para muitos, mas também ganhos para alguns setores da economia e prejuízos para outros.
Em 2008, quatro feriados caíram no sábado ou domingo: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).
Para 2009 o calendário mostra que o brasileiro terá mais dias de descanso. Os feriados serão os seguintes: no dia 1º de janeiro, quinta-feira, confraternização universal; dia 23 e 24 de fevereiro, segunda e terça-feira, Carnaval; 10 de abril, sexta-feira, feriado de Sexta-feira Santa; 21 de abril, terça-feira, feriado de Tiradentes; 1º de maio, sexta-feira, Dia do Trabalhador; 11 de junho, quinta-feira, Corpus Christi; 7 de setembro, segunda-feira, Independência do Brasil; 12 de outubro, segunda-feira, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, segunda-feira, Dia de Finados; 15 de novembro, segunda, Proclamação da República; 25 de dezembro, sexta-feira, Natal.
Além dos onze feriados nacionais, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 300 cidades no dia 20 de novembro, também será em dia útil em 2009: cairá numa sexta-feira. O calendário não conta os feriados estaduais e municipais.
Segundo o Ministério do Planejamento, o governo não considera em 2009 como feriado três datas tradicionais: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi. Conforme portaria publicada, as datas citadas são pontos facultativos e, portanto, o governo federal só classifica oito datas como feriado nacional.
De acordo com a Federação das Indústrias, os feriados representam ao país perdas de R$ 12,9 bilhões por dia parado. Para o economista Newton Marques, no entanto, pode haver vantagens. "A economia é um conjunto de agentes econômicos. Quem é ligado ao turismo, diversão ou lazer é beneficiado, porque as pessoas vão consumir."
...