Polícia Federal fará registro de armas gratuito
(Ronivaldo Moreira) O prazo para a regularização das armas de fogo de uso permitido, sem registro ou com registro na Polícia Civil, se encerra no dia 31 de dezembro. A partir desta data a posse das armas não registradas na Polícia Federal se tornarão ilegais e seus proprietários sujeitos à pena de prisão.
Com o intuito de facilitar a regularização das armas de fogo a Polícia Federal lançou a Campanha Nacional para o Registro e Recadastramento de Armas de Fogo, que nesta etapa final estará em Ouro Preto do Oeste nos dias 11 e 12 deste mês: ?Nós estaremos atendendo os proprietários de armas em horário comercial. Para fazer o registro de sua arma o cidadão precisa levar apenas seus documentos pessoais. Não queremos que o cidadão leve sua arma até o local. O registro é gratuito?, informou o delegado da Polícia Federal Marcelo Nascimento Bessa por meio de nota enviada a imprensa.
Para colaborar com este trabalho, o prefeito Braz Resende cedeu aos policiais federais uma sala na prefeitura para desempenho da atividade: ?Nós vamos deixar uma sala equipada com internet aqui na prefeitura para facilitar este trabalho que será feito no nosso município na quinta (11) e sexta-feira (12) da próxima semana?, afirmou o prefeito.
O atendimento se estende também para os moradores de cidades vizinhas da região da grande Ouro Preto que abrange: Teixeirópolis, Urupá, Tarilândia, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso, e distrito de Rondominas.
DOCUMENTOS - Os proprietários de arma de fogo não registradas na Polícia Federal deverão trazer original e xérox da identidade (RG) e CPF, além do comprovante de residência. O proprietário também deverá apresentar o formulário de registro de arma de fogo devidamente preenchido, procedimento que pode ser feito pela internet no site do Departamento da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Em caso de arma com registro estadual o proprietário deve apresentar também original e cópia do certificado de registro respectivo.
Em se tratando de arma sem registro, o proprietário deve apresentar a nota fiscal de compra da arma ou, na falta desta, apresentar declaração de propriedade, a qual deverá conter as características da arma ( tipo - espingarda, rifle, revólver, pistola; marca, modelo, calibre e número de série) e o modo de aquisição da arma de fogo (por compra, herança e etc).
...