Lançada chamada pública para assistência técnica em assentamentos
(Da Redação) Mais de 3.800 famÃlias de 53 assentamentos de Rondônia receberão serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a partir de 2015. à o que prevê a chamada pública Nº 01/2014, lançada pela Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a contratação de empresa para realizar o serviço. As propostas poderão ser apresentadas até o dia 15 de setembro.
O edital estabelece a atuação de 61 profissionais, a exemplo de engenheiros agrônomos e florestais, assistentes sociais, técnicos agrÃcolas e agropecuários, entre outras formações.
A empresa contratada terá que elaborar, juntamente com os assentados, os planos de desenvolvimento e de recuperação das áreas de reforma agrária. Serão realizadas, ainda, ações ambientais, de saúde e educação, em articulação com os agentes locais, além de apoio à organização social das mulheres, dos jovens e dos idosos.
Os assentamentos contemplados localizam-se nos municÃpios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Theobroma, Cujubim, Buritis, Nova União, Mirante da Serra, Presidente Médici, Nova Brasilândia, Castanheiras, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques.
UNIVERSALIZAÃÃO - Atualmente, o Incra garante serviços de assistência técnica e extensão rural a 5.124 famÃlias de 81 assentamentos do estado. O superintendente regional do órgão, LuÃs Flávio Carvalho Ribeiro, enfatiza a importância da assistência técnica para o desenvolvimento dos assentamentos. Segundo ele, as famÃlias terão apoio de técnicos qualificados para orientar a atividade agrÃcola em seus lotes, desenvolver projetos de acesso a créditos e demais polÃticas de incentivo à s atividades rurais e organização comunitária. ?A prioridade é o acesso à s polÃticas públicas, ao programa de habitação rural e à questão ambiental?, destacou. Com informações da Assessoria.
...