Energia elétrica está mais cara
(Ag.estado) A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana o reajuste anual das distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron). As novas tarifas entraram em vigor na última segunda-feira (01).
No Acre, o reajuste é de 20,04% para os consumidores residenciais, enquanto as indústrias tiveram uma elevação menor 19,90%. Segundo a Aneel, os aumentos no preço refletem, entre outros fatores, a ampliação das despesas com compra de energia e variação do Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M), que é utilizado para medir a inflação no período.
O reajuste tarifário anual está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica. O calculo das tarifas considera todas as despesas de operação da empresa (parcela gerenciável), assim como as despesas com compra de energia, tarifas de transporte (distribuição e transmissão) e recolhimento de encargos do setor elétrico.
Entre esses encargos está a Conta de Consumo de Combustíveis Fosseis (CCC), destinada a subsidiar o combustível usado nas usinas termelétricas dos sistemas isolados, localizadas principalmente na região norte.
...