Correio Popular Notícia



ELEIÇÕES 2014
PRE orienta sobre o uso de cavaletes eleitorais em Rondônia

Data da notícia: 10/09/2014
Foto:

(Da Redação) A PRE estipulou o prazo de 10 dias para os candidatos, coordenadores de campanha e comitês políticos manifestarem que estão cientes da recomendação. Já os comitês políticos deverão ajustar, no prazo de 5 dias corridos, as propagandas por meio de fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições para o limite de quatro metros quadrados. A veiculação de propaganda em bens particulares, ainda que se trate de propaganda de candidatos distintos, não poderá exceder o limite estabelecido por lei.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140910-121.jpg[/IMG] A distribuição de camisetas padronizadas com imagem, nome ou número de candidatos, bem como cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que podem proporcionar vantagem ao eleitor, são proibidas. A PRE explica que é ilegal a veiculação de propaganda de qualquer natureza em lugares de uso comum e que dependa da cessão e permissão pública, como postes de iluminação pública, viadutos, faixas, estandartes, entre outros.
DENÚNCIAS RECEBIDAS - A PRE recebeu várias denúncias, reclamações e
constatações acerca da presença de cavaletes atrapalhando o trânsito de pessoas e veículos. A lei permite a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material e bandeira ao longo de vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento de veículos e pessoas e que não causem risco de acidentes. O espaço livre ideal é de 1,20 metro de largura a partir do meio-fio, e a distância mínima de 30 metros de cruzamentos, entrocamentos, semáforos, sinais de trânsito, retornos e rotatórias.
COMO DENUNCIAR - Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL - As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia recomendou às coligações e ao Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores - que não se coligou nas Eleições 2014 ? que não coloquem cavaletes em locais que atrapalhem o fluxo de pessoas e de veículos. É proibido colocar cavalete próximos de cruzamentos, contornos, rotatórias e calçadas, sob o risco de sofrer penalidades. Com informações do

Fonte:






Noticia vista 1675 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.