Brasil tem número recorde de estudantes universitários
(Da Redação/Assessoria) O Censo da Educação Superior 2013, mostra que o Brasil alcançou ano passado a marca histórica de 7,3 milhões de alunos no Ensino Superior, quase 300 mil a mais do que em 2012. Além do Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela graduação de 14 milhões de jovens no ensino superior particular, com bolsas parciais ou integrais, o governo federal também disponibiliza o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas, e o Ciência Sem Fronteiras, pelo qual alunos brasileiros podem fazer parte da graduação ou pós graduação no exterior.
Foi na gestão de Dilma Rousseff que o Governo Federal ampliou as políticas para Educação e criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que amplia o acesso de jovens e adultos ao ensino profissional e técnico. Em agosto deste ano, a meta prevista para o final de 2014, de profissionalizar 8 milhões de pessoas foi alcançada. ?A Educação é o caminho para garantir maior produtividade e o Pronatec garante o acesso de jovens e adultos à formação técnica. Já matriculamos oito milhões de jovens e adultos neste governo, e abriremos mais 12 milhões de vagas no próximo governo?, exaltou Dilma.
INVESTIMENTOS - Além do aumento de 223% dos investimentos em educação, com o intuito de garantir o futuro das políticas públicas para o setor, a presidente Dilma, sancionou em julho, o Plano Nacional de Educação (PNE), que garante investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação, que consta entre as 20 metas e estratégias traçadas para o setor para os próximos 10 anos.
?Eu acredito que o futuro deste País depende do que nós fizermos na Educação?, diz a presidente Dilma Rousseff. Nos últimos 12 anos, a Educação foi tema prioritário para o Governo Federal, que aumentou em 223% o valor do investimento no setor, passando de R$ 18 bilhões, em 2002, para R$ 112 bilhões em 2014. Para Dilma, é fundamental que a atenção à educação comece na primeira infância e acompanhe o brasileiro por toda a sua vida, inclusive na formação profissional.
?Sabemos que investir na criança é investir no futuro. A educação vai permitir que o Brasil se transforme cada vez mais em um País de classe média; com mais emprego, mais inovação, mais produção científica e tecnologia, mais saúde, mais segurança e com mais estrutura?, ressaltou Dilma.
...