Meio Ambiente é tema de Seminário em Ji-Paraná
> O seminário tem como objetivo buscar soluções para as áreas degradadas de Rondônia
Foi realizado ontem (2), no auditório A do Ceulji/Ulbra, um seminário que tem como tema ?Recuperação de Áreas Degradadas?. O evento foi uma realização do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e Governo do Estado e contou com autoridades de diversos órgãos responsáveis pelo meio-ambiente.
Durante todo o dia, produtores rurais, técnicos e autoridades locais discutiram soluções para os problemas relacionados ao tema do Seminário. O intuito foi levantar e registrar dados que subsidiem o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que será lançado pelo Mapa ano que vem.
O coordenador do desenvolvimento agropecuário da Seagri, Luiz Carlos Coelho de Menezes, explicou o objetivo do evento. ?A Seagri, que é um órgão coordenador da política agrícola, promoveu esse evento para passar ao produtor que a recuperação das áreas degradadas é importante para o equilíbrio da nossa agricultura, onde o sitiante pode ter numa menor área e maior produção?, afirmou.
De acordo com o assessor do ministro da Agricultura, Derli Dossa, o Programa vai direcionar a quantidade de volume de área degradada que será preciso recuperar. ?Nós temos que fixar parâmetros mínimos e máximos para montar as principais linhas do Programa? diz Dossa.
Segundo o diretor do Mapa, Sávio José Barros de Mendonça, Rondônia é visto como maior potencial para recuperação da área degradada. ?Há capacidade de converter área improdutiva e com baixa produtividade em áreas com maior capacidade de produção?, finalizou Sávio.
...