Seminário debate Rede Cegonha em Rondônia
(Da Redação/Assessoria) O governo de Rondônia, através da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realiza dia 29 deste mês, em Cacoal, Seminário Estadual da Rede Cegonha. Na pauta, os avanços e ajustes do programa no Estado entre debates técnicos para a ampliação dos serviços oferecidos em todos os municípios.
De acordo com Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, gerente do GPES, a rede cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, em parceria com os estados, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e fase pós-parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Implantado pelo atual governo, o programa recebeu investimento de quase R$ 12 milhões em 2013. Os números constam no relatório de avaliação publicado no início deste ano pela Sesau. Segundo Delcy, o programa é desenvolvido através de ações conjuntas priorizando a qualidade no atendimento à gestante, à consulta puerperal e pediátrica. Garante, também, às mulheres, o direito ao planejamento reprodutivo. Às crianças, permite um nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
...