NOTAS DOS MUNICÍPIOS
ROLIM DE MOURA I
A Prefeitura de Rolim de Moura continua com sua campanha especial de descontos nos valores de débitos com impostos municipais como IPTU, ISS e infrações diversas, contraídas até o exercício de 2013. Para quitação até o dia 29 deste mês, por exemplo, a tabela isenções é de 100% da multa, 80% dos juros e 50% da correção monetária. Pela Lei Municipal 2.807/14 os descontos seguem. Caso os contribuintes queiram optar pelo pagamento até o dia 29 de outubro, esse mesmo desconto cai um pouco e fica em 80% da multa, 40% dos juros e 10% da correção. O calendário ainda prevê a opção de quitação para o dia 29 de novembro, mas desta vez com apenas 60% de isenção na multa, 20% nos juros e 10% na correção.
ROLIM DE MOURA II
Segundo o secretário de finanças do município, Robson Santana, há ainda a oportunidade para aqueles que queiram parcelar o débito. Diz que basta procurar a receita municipal e saber as condições. ?Nossos servidores aqui da prefeitura explicam tudo direitinho. Basta vir aqui e ver as condições de quitação do débito e evitar as cobranças judiciais e no cartório de protesto?, argumenta. A dívida ativa da Prefeitura hoje está em quase R$ 10 milhões. Boa parte desse valor já está em cobrança judicial e extrajudicial. Segundo o prefeito Luizão do Trento, a Lei de Anistia foi editada para facilitar o pagamento do valor originário do imposto devido. O não pagamento pode acarretar na inclusão do nome do cidadão devedor em cadastros negativos como o SPC e Serasa.
ARIQUEMES
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes, continua a sua programação de visitas nas escolas com o intuito de realizar a segunda dose da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A equipe da Semsau irá realizar as visitas até o dia 12 de novembro, onde a última escola visitada será a Escola Estadual Jardim das Pedras. A campanha foi iniciada pelas alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos. O cronograma de vacinação é destinado exclusivamente para meninas de 11 a 13 anos, que receberão a vacina. Além da ação ser realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também realizarão a vacina.
JARU I
Lembrando aquela celebre frase: ?o que os olhos não vêm o coração não sente?, que neste caso seria a saúde, a CAERD em uma de suas providencias, a denuncia feita pela mídia no dia 22 de agosto (veja aqui ), onde apontava que as bombas de captação de água da empresa de abastecimento estariam coletando no Rio Jaru, água muito próximo ao desague de um córrego utilizado por moradores da cidade como descarte de esgoto, em nota divulgada no ultimo dia 11, a CAERD informou a proibição da entrada de pessoas para não dizer da imprensa, ao local de captação da água as margens do Rio Jaru.
JARU II
Em nova visita ao local, antes da proibição, podemos verificar que a empresa após a denuncia, distanciou as bombas captadoras da água, do córrego.No dia 22 de agosto a CAERD se manifestou sobre o caso informando que a empresa preza pela qualidade da água fornecida a população, e que possui um rigoroso controle de qualidade, atribuindo na ocasião ao município a responsabilidade de fiscalizar e coibir ligações clandestinas de esgotos ao córrego, bem como ao rio.
...